O papel da universidade na gestão de resíduos sólidos: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12317Palavras-chave:
Gestão de resíduos sólidos, Academia, Novas ordens e atitudesResumo
Este século trouxe muitas demandas novas para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Concernente a alguns geradores específicos (como, por exemplo, serviços de saúde e empresas indus- triais), as leis são muito mais rígidas e existe uma pressão forte para reciclagem de resíduos domésticos - embora seu cumprimento possa levar muito tempo. As universidades desempenham um papel fundamental na sociedade: ao mesmo tempo criam e difundem o conhecimento, e devem ser uma referência em termos de atitudes, formando alunos, quer como profissionais, quer como cidadãos. Este estudo procura relacionar o que acontece na Universidade Federal de Minas Gerais, e na cidade de Belo Horizonte em termos de gestão dos resíduos sólidos. O ensaio considerou exigências externas (leis federais, estadu- ais e locais, as ações gestão ambiental e urbana da cidade, do judiciário - na figura dos promotores públicos - e da sociedade) e disposições internas (administração da universidade e comunidade acadêmica), tentando estabelecer elos entre a cidade e a Universidade. A premissa é que os membros da comunidade acadêmica tendem a se comportar do mesmo modo que o cidadão comum, não exercendo o poder de difusor de conhecimentos transformadores da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).