Oportunidades do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo para solução do destino final de resíduos sólidos urbanos ”“ O caso do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n7.2012.12316Palavras-chave:
Aterro sanitário, Créditos de carbono, Mudanças climáticasResumo
O presente trabalho analisa as oportunidades financeiras criadas pelo MDL- mecanismo de desenvolvimento limpo, estabelecido no âmbito do Protocolo de Kyoto em 1997, que possibilitou a venda de créditos de carbono. O encerramento de lixões se enquadra em uma das ações que pode ser beneficiado por estee mecanismo, gerando recursos para recuperação ambiental das áreas dos lixões e/ou implantação de aterros sanitários, ambas ações de melhoria ambiental para as cidades.
O caso em análise trata de um projeto que adotou o MDL para apoiar o fechamento do lixão do Jóquei Club e abrir um novo aterro sanitário no Distrito Federal. A proposta foi apoiada por inventário do potencial econômico dos gases do antigo lixão e da geração futura de um aterro, e pela an[alise de viabilidade econômica em termos de adesão à venda de créditos de carbono.
A discussão procedida está ancorada na necessidade de revisão de padrões tecnológicos na infraestrutura urbana que contribuam para respostas sanitárias que as cidades brasileiras estão demandando e na redução de gases de efeito estufa como enfrentamento à s mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).