Crimigração na América Latina? Narrativas e práticas sobre criminalização da mobilidade humana a partir do Sul global
Palavras-chave:
Crimigração, Criminologia da mobilidade, Criminalização da mobilidade, América Latina, Conhecimento situadoResumo
Este artigo oferece uma introdução ao estudo da criminalização da mobilidade humana na América Latina, situando o debate nas discussões sobre a tese da crimmigration (ou crimigração) e nos desenvolvimentos recentes da criminologia da mobilidade. A partir de uma revisão do estado da arte, identifica as principais linhas teóricas que têm configurado o campo e examina as limitações dos marcos analíticos produzidos no Norte global para explicar a heterogeneidade dos regimes de controle migratório em contextos periféricos. Com base nisso, analisa os desafios enfrentados pelos diálogos transnacionais, atravessados por lacunas epistêmicas e dificuldades metodológicas, bem como as especificidades que a criminalização da mobilidade adquire na América Latina. O artigo apresenta também as contribuições do dossiê, destacando seu aporte para complexificar a análise do fenômeno a partir da multidisciplinaridade e para contribuir ao debate internacional com base nos achados da pesquisa acadêmica latino-americana.
Downloads
Referências
Ver lista de referencias en el archivo PDF
Ver lista de referências no arquivo PDF
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-27 (2)
- 2025-12-23 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.




