O encarceramento de migrantes como instrumento de criminalização da imigração nos EUA: jovens mexicanos e matriz de dominação

Autores

Palavras-chave:

Encarceramento de migrantes, Crimigração, Juventude migrante, Matriz de dominação, Feminismos

Resumo

A detenção de imigrantes nos Estados Unidos é um dos mecanismos que criminalizam os migrantes. Argumento que as experiências em centros de detenção não são neutras; elas são diferenciadas por sistemas de dominação como gênero, cor da pele, país de origem, idade, idioma e classe social. O objetivo é analisar as experiências de jovens migrantes mexicanos confinados em centros de detenção com base na interconexão desses sistemas. Assim, emprego uma perspectiva crimigratória, na qual as normas penais são combinadas com as leis de imigração. Começo com a seguinte pergunta: por que a detenção de imigrantes, como mecanismo de crimigração, opera de maneira diferente em relação aos múltiplos sistemas de dominação? Busco responder a essa questão por meio da análise de sete entrevistas com mexicanos que estiveram em centros de detenção durante sua juventude. Para explicar os efeitos diferenciados do confinamento, utilizo a categoria de “matriz de dominação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ver lista de referências no arquivo PDF

Ver lista de referencias en el archivo PDF

Publicado

2025-12-23 — Atualizado em 2026-01-27

Versões

Como Citar

Aguilar Román, C. (2026). O encarceramento de migrantes como instrumento de criminalização da imigração nos EUA: jovens mexicanos e matriz de dominação. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 9(02). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/58530 (Original work published 23º de dezembro de 2025)