Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

PERIPLOS. Revista de Pesquisa sobre Migrações é um projeto editorial do Grupo CLACSO “Migração Sul-Sul” que visa gerar um espaço de discussão, reflexão e debate na região latino-americana no campo dos estudos de migração interna e internacional. Esta revista promove a publicação de pesquisas desde uma perspectiva crítica que considere os fluxos migratórios Sul-Norte, Sul-Sul e Norte-Sul. Esta nova revista aspira à excelência acadêmica. Por esta razão, um Comitê Científico Internacional de especialistas no assunto da migração foi selecionado. O Conselho Editorial é integrado pelos membros do GT CLACSO “Migração Sul-Sul”.

DIRETRIZES PARA PESSOAS AUTORAS

PÉRIPLOS. Revista de Pesquisa sobre Migrações é uma revista científica semestral que publica trabalhos inéditos na forma de artigos.

Como parte do processo de submissão de propostas para publicação, a pessoa autora/as pessoas autoras são obrigadas a verificar se sua submissão atende a todos os critérios indicados a seguir:

  1. O texto pode ser redigido em português ou espanhol.
  2. O texto será enviado em arquivo eletrônico Word for Windows, compatível com Word 97-2000, em tamanho A4, espaçamento 1,5, fonte Calibri 12, com ambas as margens de três centímetros (1,2 polegadas). Entre cada parágrafo, deve-se respeitar um espaçamento frontal e posterior de 0,6 cm, respectivamente. Sem recuo.
  3. O texto deve conter título em espanhol e português. Deve ser apresentado na seguinte ordem:
    • Título no idioma original: Calibri, em letra minúscula, tamanho 14, justificado à esquerda.
    • Título traduzido: Calibri, em letra minúscula, tamanho 12, justificado à esquerda.
  4. O nome e o sobrenome da pessoa autora/das pessoas autoras devem estar em Calibri, em letra minúscula, tamanho 12, justificado à direita. Acompanha nota de rodapé informando a afiliação institucional (inserir nome completo da instituição).
  5. Os textos devem incluir resumos em espanhol e português, com no máximo 150 palavras. Juntamente com cada resumo, 5 palavras-chave em espanhol e português devem ser mencionadas, separadas por ponto e espaço.
    • Exemplo: Palavras-chave: Migração. Migrantes. América Latina. Ciências Sociais. Pesquisa.
  6. Os subtítulos principais devem ser em maiúsculas, Calibri, corpo 12 e sem numeração.
  7. Os subtítulos secundários em minúsculas, Calibri, tamanho 12 e sem numeração.
  8. As notas de rodapé devem ser numeradas e não podem ultrapassar dez linhas. Devem ser em fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento simples, com espaçamento posterior de 0,6 cm. Sugerimos a utilização de no máximo 15 notas por artigo.
  9. Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras (de plantas, mapas, esboços, desenhos, esquemas, diagramas, etc.) devem ser submetidos adequados para edição, ou seja, devem ser enviados em documento separado em formato word e excel, e seu lugar deve ser indicado no artigo/manuscrito/texto. Tente usar apenas uma cor e, no caso de incluir escala de cinza, eles devem ser hachurados. Na parte superior, será indicado o número (ex.: Figura 1) seguido do título em negrito. As fontes correspondentes serão indicadas na parte inferior. As figuras devem ter uma definição mínima de 300 dpi. O material gráfico também deve ser enviado em arquivos separados e na forma original (tiff, gif, jpg, excel, etc.).
  10. A extensão mínima do artigo é de 8.000 palavras e a máxima é de 12.000 palavras, incluindo resumo, notas de rodapé, referências bibliográficas, gráficos e tabelas.
  11. Não são aceitos anexos ou apêndices.
  12. Citações com mais de 30 palavras devem estar em parágrafo separado, entre aspas (“”) e não devem exceder 20 linhas. Elas também devem ser tabuladas com margem esquerda de 4 cm.
    • Quando forem citações curtas, de menos de 30 palavras, devem ser incorporadas ao texto entre aspas ("") para indicá-las.
    • Para citações etnograficas ou testemunhos, utilizar Calibri, tamanho 11, espaço simples.
    • Caso as citações sejam em outro idioma, deve-se colocar a citação traduzida, acompanhada de um parêntese indicando que se trata de tradução da própria pessoa autora/das pessoas autoras e, abaixo, em nota de rodapé, a versão original da citação.
  13. As referências bibliográficas devem aparecer no texto com a indicação do sobrenome da pessoa autora/das pessoas autoras, seguido do ano de publicação da referência e, se necessário, do(s) número(s) da(s) página(s). Exemplo:
    • Uma pessoa autora (Sobrenome, ano, p. 1 / 1-2)
      • Exemplo: (Zevallos, 1963, p. 36-40)
    • Duas pessoas autoras (Sobrenome e Sobrenome, ano, p. 1 / pp. 1-2)
      • Exemplo: (García e Serna, 2000, p.45)
    • Três pessoas autoras (Sobrenome, Sobrenome e Sobrenome, ano, p. 1 / pp. 1-2)
      • Exemplo: (Fernandes, Paredes y Chejilla, 2005, pp. 18-25)
    • Mais de três pessoas autoras (Sobrenome et. al., ano, p. 1 / pp. 1-2).
      • Exemplo: (Bolaños et. al., 2009, p. 25)
  14. Todas as obras citadas devem ser acrescentadas ao final do texto em ordem alfabética pelo sobrenome ou nome institucional. Somente as obras ou fontes mencionadas no texto devem ser incluídas. Reconhecer cada pessoa autora e coautora, et al. Não deve ser utilizado nesta seção. Eles devem seguir os seguintes formatos:

De acordo com as normas APA Versão 6, as referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabética e com recuo francês:

  • Livro: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título. Cidade, País: Editora
  • Livro com a editora: Sobrenome, Nome em extenso. (Ed.). (Ano). Título. Cidade, país: Editorial.
  • Livro eletrônico: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título. Obtido em http: // www…
  • Livro eletrônico com DOI: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título. DOI: xx
  • Capítulo de livro: apenas nos casos de livros de compilação e antologias em que cada capítulo tem uma pessoa autora diferente e um compilador ou editor: Sobrenome, Nome por extenso, e Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título do capítulo ou entrada. Em Nome por extenso. Sobrenome. (Ed.), Título do livro (pp. xx-xx). Cidade, País: Editora.
  • Formato impresso dos periódicos: Sobrenome, Nome por extenso, Sobrenome, Nome por extenso e Sobrenome, Nome por extenso. (Data). Título do artigo. Nome da revista, volume (número), pp-pp.
  • Periódicos com DOI: Sobrenome, Nome por extenso, Sobrenome, Nome por extenso. e Sobrenome, Nome por extenso (Data). Título do artigo. Nome da revista, volume (número), pp-pp. DOI: xx
  • Periódicos online: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título do artigo. Nome da revista, volume (número), pp-pp. Obtido em http: // www…
  • Artigo de jornal impresso: SobrenomeNome por extenso. (Data). Título do artigo. Nome do jornal, pp-pp. Ou a versão sem autor: Título do artigo. (Encontro). Nome do jornal, pp-pp.
  • Artigo de jornal online: Sobrenome, Nome em extenso. (Data). Título do artigo. Nome do jornal. Obtido em http: // www…
  • Tese de graduação: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título da tese (tese de graduação, mestrado ou doutorado). Nome da instituição, local.
  • Tese de graduação online: Sobrenome, Nome por extenso. e Sobrenome, Nome por extenso. (Ano). Título da tese (tese de graduação, mestrado ou doutorado). Obtido em http: // www…
  • Referência a páginas da web: Sobrenome, Nome por extenso. (Data). Título da página. Local de publicação: Editora. Obtido em http: // www…
  • Fontes em CDs: Sobrenome, Nome por extenso. (Ano de publicação). Título da obra (edição) [CD-ROM]. Local de publicação: Editora.
  • Filmes: Sobrenomedo produtor, Nome por extenso. (produtor) e Sobrenome do diretor, Nome por extenso. (diretor). (Ano). Nome do filme [filme]. País: produtor.
  • Série de televisão: Sobrenome do produtor, Nome por extenso. (produtor). (Ano). Nome da série [série de televisão]. Local: Produtor.
  • Vídeo: Sobrenome do produtor, Nome por extenso. (Produtor). (Ano). Nome da série [Fonte]. Lugar, colocar.
  • Podcast: Sobrenome, Nome por extenso. (Produtor). (Encontro). Título do podcast [podcast de áudio]. Recuperado de htpp: // www…
  • Fóruns da Internet, lista de endereços eletrônicos e outras comunidades online: Autor, (Dia, Mês, Ano) Título da mensagem [Descrição do formulário] Obtido em htpp: // www…

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: O artigo publicado é de propriedade da Revista e pode ser reproduzido total ou parcialmente, com indicação da fonte. Copyright: A pessoa autora/as pessoas autoras são responsáveis ”‹”‹pela obtenção dos direitos autorais do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é da pessoa autora/as pessoas autoras.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os fins declarados na publicação e não estarão disponíveis para outros fins ou para terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.