Código de Ética e Antiplagio

Código de ética

A Revista PÉRIPLOS se preocupa com a integridade e a ética de seu conteúdo. Portanto, esta declaração segue as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Este código deve ser cumprido por todas as partes envolvidas no ato da publicação. As normas a serem respeitadas são as seguintes:

Deveres e responsabilidades das pessoas autoras:

a. As pessoas autoras dos textos originais enviados à revista devem apresentar relato verídico da pesquisa realizada, bem como análise objetiva de seu significado.

b. Os artigos apresentados devem conter detalhes e referências suficientes que permitam sua reprodução. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem comportamento antiético e são inadmissíveis.

c. A PÉRIPLOS poderá solicitar dados brutos relacionados ao manuscrito submetido, a fim de complementar a etapa de revisão editorial. As pessoas autoras devem fornecer acesso aos dados solicitados e, em qualquer caso, mantê-los por tempo razoável após sua publicação.

d. As pessoas autoras devem assegurar a originalidade e o caráter inédito dos manuscritos submetidos. Além disso, submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico simultaneamente constitui comportamento antiético e inadmissível.

e. As pessoas autoras devem reconhecer devidamente as fontes utilizadas. Todas as publicações que influenciaram a determinação da natureza e resultados da pesquisa apresentada devem ser citadas. A política antiplágio da revista PÉRIPLOS pode ser consultada na seção seguinte.

f. A autoria deve ser limitada àqueles indivíduos que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação da pesquisa apresentada. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. A pessoa autora principal do manuscrito deve garantir que os coautores estejam incluídos no artigo. O grupo de autores deve aprovar a versão final do documento e aceitar sua submissão para publicação. Após a apresentação, os endereços de e-mail dos coautores devem ser fornecidos.

g. A Equipe Editorial comunicará a todos os autores e autoras a correta recepção do documento. A correspondência subsequente será enviada para os endereços eletrônicos informados pelos responsáveis pelo manuscrito.

h. Os autores devem incluir no documento qualquer conflito de interesse financeiro, profissional ou de qualquer outro tipo que possa ser interpretado como fator de influência nos resultados da pesquisa ou na interpretação desses resultados. Além disso, caso a convocatória da publicação ou entidade financiadora da pesquisa assim o determinem, devem ser declaradas as fontes de apoio financeiro do projeto, bem como qualquer conflito de interesse.

i. Caso a pessoa autora identifique um erro ou imprecisão significativa em seu próprio trabalho publicado deve notificar, imediatamente, a Equipe Editorial da PÉRIPLOS e colaborar com a correção do artigo.

j. As pessoas autoras manterão seus direitos autorais e concederão à revista o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos publicados em PÉRIPLOS estão sob licença Creative Commons tipo BY (CC BY-NC 4.0), que estabelece a livre utilização do material publicado em qualquer meio ou formato, desde que o artigo e a revista sejam devidamente citados. O uso do material para fins comerciais é estritamente proibido.

Deveres e responsabilidades da Equipe Editorial:

a. A Equipe Editorial é responsável por decidir os trabalhos que serão publicados na revista PÉRIPLOS diante dos pareceres de especialistas avaliadoras e avaliadores. Para isso, seguirá as políticas do Conselho Editorial da revista e levará em consideração as exigências legais em relação a questões como difamação, violação de direitos autorais e plágio.

b. A aceitação e a revisão de artigos estão sujeitas ao princípio da não discriminação. A Equipe Editorial avalia os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem levar em consideração raça, gênero, orientação sexual, crenças religiosas, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política das pessoas autoras.

c. A aceitação ou não de artigos para publicação baseia-se na importância dos textos, sua originalidade e clareza, bem como na relevância do assunto em estudo. Para isso, a PÉRIPLOS fornecerá às avaliadoras e avaliadores uma lista de padrões básicos que cada artigo deve atender para ser publicado.

d. A Equipe Editorial deve garantir um processo de avaliação imparcial e anônimo dos manuscritos submetidos à revista.

e. Tanto a identidade da pessoa autora quanto a das revisoras e revisores serão preservadas durante o processo de avaliação e publicação.

f. Os dados pessoais de autoras e autores serão utilizados exclusivamente para os fins declarados pela PÉRIPLOS, e não estarão disponíveis para outros fins.

g. Materiais não publicados divulgados em um artigo submetido não serão usados para benefício próprio ou de terceiros.

h. A Equipe Editorial e as coordenadoras e coordenadores do dossiê, na medida de suas possibilidades e com o auxílio dos avaliadores, são responsáveis por garantir a originalidade dos textos. PÉRIPLOS conta com o programa CopySpider para garantir a ausência de plágio em todos os manuscritos.

i. A correção de erros, imprecisões ou qualquer tipo de informação distorcida publicada na revista PÉRIPLOS será atendida imediatamente assim que avisado à Equipe Editorial. As correções pontuais feitas nos documentos já publicados serão devidamente indicadas como “Errata”.

Deveres e responsabilidades de avaliadoras e avaliadores:

a. As avaliadoras e avaliadores devem informar à Equipe Editorial sobre possíveis conflitos de interesse por concorrência, colaboração ou outras relações ou vínculos com quaisquer autoras e/ou autores ou instituições vinculadas aos manuscritos.

b. Avaliadoras e avaliadores devem notificar imediatamente à Equipe Editorial se aceitam ou não a solicitação de revisão. Caso não seja possível entregar a avaliação nos prazos acordados, deverá notificar a Equipa Editorial. Caso o avaliador convidado não se sinta qualificado para revisar o manuscrito, deverá retirar-se do processo de avaliação.

c. Os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. O anonimato da autora ou do autor deve ser garantido durante todo o processo.

d. A avaliação dos artigos deve ser realizada de forma objetiva e imparcial, de acordo com o procedimento estabelecido pela revista.

e. Revisões e feedbacks devem ser feitos de forma construtiva. A crítica pessoal de textos ou autoria é inadequada. A avaliação deve expressar as opiniões de forma clara, utilizando argumentos que sustentem a revisão e aprimoramento do documento.

f. As avaliadoras e avaliadores devem sugerir a aceitação (imediata ou com revisões) ou a rejeição dos manuscritos, e submeter seu conceito dentro dos prazos estabelecidos pela revista.

g. A Equipe Editorial será informada de qualquer suspeita ou verificação de más práticas editoriais, como plágio, falsificação de dados, entre outras.

h. As avaliadoras e avaliadores se absterão de utilizar o conteúdo dos manuscritos submetidos à revista em benefício próprio ou de terceiros.

Política antiplágio

A revista PÉRIPLOS busca promover a publicação de artigos originais que correspondam aos princípios éticos da pesquisa. Portanto, a Equipe Editorial não aceita, em hipótese alguma, publicação de materiais plagiados. Para detecção de plágio, a revista PÉRIPLOS utiliza o programa CopySpider, que compara e identifica palavras idênticas entre o manuscrito submetido e os textos disponíveis na base de dados.