A expulsão penal de estrangeiros no Chile: Um dispositivo de controle próprio da crimmigration law? Uma revisão dez anos após sua implementação
Palavras-chave:
Crimigração no Chile, Criminalização das migrações, Expulsão de estrangeiros, Gerencialismo punitivo, Controle ambivalenteResumo
Este artigo apresenta uma análise descritiva e analítica do desenho e funcionamento da expulsão penal de pessoas estrangeiras no Chile. A partir do exame de seu desempenho operacional entre 2012 e 2022 e de seu posterior declínio, avalia-se criticamente se esse dispositivo de controle pode ser compreendido dentro do marco teórico da crimmigration law ou se, ao contrário, responde a outras racionalidades de controle. Os resultados mostram que, no caso chileno, a expulsão penal operou como um dispositivo híbrido, no qual se sobrepõem uma função simbólica, orientada a reforçar a associação entre migração irregular e criminalidade, e uma função instrumental ou gerencial, vinculada à eficiência e à descongestão do sistema prisional.
Downloads
Referências
Ver lista de referencias en el archivo PDF
Ver lista de referências no arquivo PDF
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.




