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Museu Nacional de Belas Artes de Cuba: particularidades sobre a história e composição das suas coleções

particularidades sobre la historia y composición de sus colecciones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v13i25.52026

Palavras-chave:

Museu Nacional de Belas Artes de Cuba (MNBA), coleções artísticas, Belas Artes, arte contemporânea, patrimônio cultural

Resumo

O Museu Nacional de Belas Artes de Cuba (MNBA) surge como uma instituição sem paralelo a nível mundial, ostentando a mais extensa e valiosa coleção de arte cubana do mundo. Também se destaca por apresentar um notável conjunto de arte antiga, incluindo vasos gregos e coleções europeias, estabelecendo seu destaque no cenário artístico latino-americano e caribenho. A presente pesquisa teve como objetivo geral: analisar as particularidades sobre a história e composição das suas coleções do MNBA. O método utilizado foi a entrevista individual, assim como as visitas técnicas. O compromisso do Museu com a inclusão estende-se à arte contemporânea, apresentando uma gama diversificada de pinturas tradicionais a peças conceituais e de vanguarda, enfatizando a complexidade da expressão artística ao longo dos períodos históricos. A gestão competente das suas coleções numa região em desenvolvimento sublinha a sua posição única no panorama museológico global, contribuindo para a sua evolução contínua.

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Biografia do Autor

Beatriz Tarré Alonso, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Facultade de Comunicação da Universidade de Havana (2018). Graduada em Ciências da Informação pela Facultade de Comunicação da Universidade de Havana (2015). Bibliotecária e especialista em Gestão Documental no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba (MNBA) durante 6 anos (setembro de 2015 até fevereiro de 2022). Bolsista da Fundação Carolina - Estadia de Pesquisa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), na Faculdade de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca de Espanha (março-maio de 2021). Premio Gladys Krieble Delmas Foundation Travel Award (março de 2023). Membro de Art Libraries Society of North America (ARLIS/NA) e da Sociedade Cubana de Ciências da Informação (SOCICT) (desde 2019). Colaboradora na equipe de organização e serviço de júri do Festival Internacional de Cinema de Havana, de dezembro de 2018 a dezembro de 2021. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vinculada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PGCin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (desde março de 2022). Membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC) da UFSC (desde março de 2022). Membro da equipe editorial da revista Encontros Bibli (desde junho de 2022). Tem experiência na área Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, Representação de Informação, Gestão Documental, Patrimônio Cultural e Arte.

Renata Cardozo Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). É professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, reprodução digital, expografia, exposição virtual, comunicação museológica, acervo fotográfico, acervos digitais e memória. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

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Publicado

2024-07-16 — Atualizado em 2024-07-16

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Como Citar

Tarré Alonso, B., & Cardozo Padilha, R. (2024). Museu Nacional de Belas Artes de Cuba: particularidades sobre a história e composição das suas coleções: particularidades sobre la historia y composición de sus colecciones. Museologia & Interdisciplinaridade, 13(25), 154–172. https://doi.org/10.26512/museologia.v13i25.52026