Catálogos de exposições de moda
análise da comunicação museológica
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56282Palavras-chave:
catálogos de exposições, exposições de moda, megaexposições, comunicação museológica, artes gráficasResumo
Este artigo analisa a comunicação museológica em catálogos impressos de três exposições temporárias de Moda: “O Preço da Sedução - do Espartilho ao Silicone” (2004), “Fashion Passion - 100 anos de Moda na Oca” (2004) e “Estudos de Trajes Italianos” (2006), produzidos por três diferentes instituições: um museu, um centro cultural e um espaço expositivo; sendo duas exposições e uma megaexposição. Por meio de metodologia qualitativa e comparativa, foram estabelecidas quatro categorias de análise: formato, identidade visual, discurso e imagens, verificando como ocorreu a difusão da comunicação museológica. Concluiu-se que as diferenças de formato e de discursos curatoriais nos catálogos dependerão do tipo de instituição, tamanho da exposição e públicos ao qual foram direcionados, gerando reflexões a respeito das variadas formas de promover o tema de uma exposição e difusão do trabalho realizado pelas instituições.
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