Construção narrativa e desafios digitais: as exposições curriculares no curso de Museologia da UFSC

Autores

  • Aline Pessôa da Ascenção Alcoforado
  • Eduarda de Deus Rebelo Tavares
  • Renata Cardozo Padilha
  • Thaina Castro Costa

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47966

Resumo

Este artigo trata do histórico das Exposições Curriculares no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina, desde a criação de sua graduação em 2009 até os dias atuais, com foco nos desafios tecnológicos impostos pela pandemia mundial de COVID 19. Tendo como base o projeto pedagógico do curso, bem como suas atualizações ao longo dos anos, esta pesquisa se orienta a partir da organização teórica que embasa esta disciplina, seu desenvolvimento metodológico e por fim, os resultados alcançados em cada experiência expográfica, a fim de deflagrar como a política do curso influencia os processos curatoriais e como os desafios contemporâneos são solucionados de uma turma para a outra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORDEIRO, Eliza Regina et al. Criação e implantação do curso de graduação em museologia na Universidade Federal de Santa Catarina, com o advento do Reuni. 2016.

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Graduação em Museologia. Projeto Político-Pedagógico do curso de Museologia. 2015. Disponível em:https://museologia.paginas.ufsc.br/files/2010/05/Projeto-Pedag%C3%B3gico-Museologia-2016.pdf. Acesso em: 03 mar. 2023

REPOSITÓRIO DIGITAL DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFSC. Disponível em . Acesso em: 30 mar 2023

TAINACAN. Documentação. Disponível em https://tainacan.org/documentacao/. Acesso em 20 mar 2023

TAINACAN. Metadados/ Github. Disponível em https://tainacan.github.io/tainacan-wiki/#/pt-br/metadata. Acesso em 20 mar 2023.

NÓIA. Disponível em: exponoia.ufsc.br Acesso em 20 mar 2023.

RUA: SUBSTANTIVO FEMINO. Disponível em: exporua.art. Acesso em 20 mar 2023.

INHA NÃO! Disponível em: https://expo9inhanao.sites.ufsc.br/ Acesso em 20 mar 2023.

UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Projeto Expográfico).

UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Relatório Final).

UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Projeto Expográfico).

UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Relatório Final).

UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Projeto Expográfico).

UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Relatório Final).

UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Projeto Expográfico).

UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Relatório Final).

UFSC. Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2017. (Projeto Expográfico).

UFSC.Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Relatório Final).

UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Projeto Expográfico).

UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Relatório Final).

UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Projeto Expográfico).

UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2020. (Relatório Final).

UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Projeto Expográfico).

UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Relatório Final).

UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Projeto Expográfico).

UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Relatório Final).

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Pessôa da Ascenção Alcoforado, A., de Deus Rebelo Tavares, E., Cardozo Padilha, R., & Castro Costa, T. (2023). Construção narrativa e desafios digitais: as exposições curriculares no curso de Museologia da UFSC. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 234–247. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47966

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil