A importância do conceito na iluminação de museus

Auteurs-es

  • Jean Jacques Ezrati

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35434

Mots-clés :

Semiótica, iluminação, museu, conceito, técnica

Résumé

Este artigo, por meio de exemplos práticos, relaciona os fundamentos da semiótica da iluminação de exposições, bem como o lugar do conceito no processo de design de iluminação. O último exemplo incidirá sobre as transformações da iluminação numa obra emblemática do Museu do Louvre, ao longo do tempo. Também destaca os três componentes de qualquer projeto de iluminação, tais como o conceito, a técnica e a tecnologia, sua permanência e suas evoluções.

Téléchargements

Références

EZRATI, Jean-Jacques. Pour une sémiotique de l’éclairage d’exposition In Sémiotiques non verbales et modèles de spatialité. Congrès SEMIO 2001. Limoges, PULIM, pp. 135-140, 2002.

EZRATI, Jean-Jacques. Eclairage d’exposition, musées et autres espaces. Paris: Eyrolles, 2015.

FERRET. L’éclairage électrique au musée du Louvre, Lux la revue de l’éclairage, n°38, Paris, Lux,1938, pp 2-8.

KLINKENBERG, Jean-Marie. Précis de sémiotique générale. Eindhoven, De Boeck & Larcier, 1996.

POISSON, Céline. Charles Morris et le New Bauhaus. In Charles Morris, Montréal, RS-SI, 2001, pp 101-134.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-09

Comment citer

Ezrati, J. J. . (2020). A importância do conceito na iluminação de museus. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 180–187. https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35434

Numéro

Rubrique

Museus, Museologia, Comunicação, Recepção