A importância do conceito na iluminação de museus
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35434Mots-clés :
Semiótica, iluminação, museu, conceito, técnicaRésumé
Este artigo, por meio de exemplos práticos, relaciona os fundamentos da semiótica da iluminação de exposições, bem como o lugar do conceito no processo de design de iluminação. O último exemplo incidirá sobre as transformações da iluminação numa obra emblemática do Museu do Louvre, ao longo do tempo. Também destaca os três componentes de qualquer projeto de iluminação, tais como o conceito, a técnica e a tecnologia, sua permanência e suas evoluções.
Téléchargements
Références
EZRATI, Jean-Jacques. Pour une sémiotique de l’éclairage d’exposition In Sémiotiques non verbales et modèles de spatialité. Congrès SEMIO 2001. Limoges, PULIM, pp. 135-140, 2002.
EZRATI, Jean-Jacques. Eclairage d’exposition, musées et autres espaces. Paris: Eyrolles, 2015.
FERRET. L’éclairage électrique au musée du Louvre, Lux la revue de l’éclairage, n°38, Paris, Lux,1938, pp 2-8.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Précis de sémiotique générale. Eindhoven, De Boeck & Larcier, 1996.
POISSON, Céline. Charles Morris et le New Bauhaus. In Charles Morris, Montréal, RS-SI, 2001, pp 101-134.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.