Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
Artigos
Política padrão de seção
Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi
Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões
Chamada Pública
A Revista Museologia & Interdisciplinaridade abre chamada pública para o dossiê temático, Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões, a ser publicado em julho de 2022. O dossiê é organizado pelas professoras Anna Paula da Silva (UFBA), Elizabete de Castro Mendonça (UNIRIO) e Luciana Messeder Ballardo (UFBA).
Todos os artigos seguem o processo de arbitragem por pares e sob duplo anonimato.
O recebimento das propostas inicia em setembro de 2021, sendo o prazo final fevereiro de 2022.
Para mais informações sobre as normas de publicação acessar: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/about/submissions.
Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões
Entende-se que a documentação museológica é parte da cadeia operatória da Museologia, envolvendo políticas, processos e procedimentos que visem a preservação e salvaguarda de referências culturais materiais e imateriais. Os critérios de documentação abrangem as especificidades das referências culturais e das instituições; os conhecimentos dos profissionais, seja no âmbito técnico, na criação e na manutenção de protocolos e instrumentos, como na pesquisa realizada por esses de forma a promover o acesso e a preservação e comunicação dos bens culturais. Sabe-se que há consensos e dissensos nas abordagens sobre a documentação museológica, especificamente, no que se refere a nomenclatura da área, as práticas e a formação dos profissionais. Nesse sentido, a proposta deste dossiê visa apresentar reflexões sobre: (a) o ensino da documentação museológica nos cursos de graduação e pós-graduação em Museologia do Brasil e do exterior, a partir de compartilhamentos de experiências, de metodologias, de instrumentos, de referenciais teóricos-práticos, de avaliação, a fim de compreender a temática no ensino, na pesquisa e extensão acadêmica e na atuação de docentes e de pesquisadores; (b) a documentação museológica na atuação profissional da área de Museologia, como de outras áreas, a fim de discutir diferentes abordagens da documentação em instituições e a prática desses profissionais; (c) as competências exigidas por um mercado de trabalho em transformação.
Assim, sugere-se os seguintes eixos:
(1) Documentação Museológica no ensino da Museologia, nos níveis de graduação e pós-graduação: abordagens teórico-práticas sobre noções, referenciais, metodologias de documentação em cursos do Brasil e do exterior, a fim de apresentar especificidades de diferentes contextos;
(2) Documentação museológica e experiências nacionais e internacionais: experiências e casos sobre a realização de gestão documental e de gestão do patrimônio a partir da documentação, em instituições, redes, organizações no Brasil e no exterior;
(3) Musealização e documentação museológica: o papel da documentação museológica nos processos de musealização dos bens culturais;
(4) Interdisciplinaridade na documentação museológica: abordagens similares e distintas, interseções da documentação na Museologia e nas diferentes áreas do conhecimento;
(5) Documentação museológica e atuação profissional: teorias e práticas da documentação museológica, os desafios na atuação profissional e as competências exigidas pelo mercado de trabalho em transformação.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.