Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.Artigos
Política padrão de seção
Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi
Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões
Chamada Pública
A Revista Museologia & Interdisciplinaridade abre chamada pública para o dossiê temático, Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões, a ser publicado em julho de 2022. O dossiê é organizado pelas professoras Anna Paula da Silva (UFBA), Elizabete de Castro Mendonça (UNIRIO) e Luciana Messeder Ballardo (UFBA).
Todos os artigos seguem o processo de arbitragem por pares e sob duplo anonimato.
O recebimento das propostas inicia em setembro de 2021, sendo o prazo final fevereiro de 2022.
Para mais informações sobre as normas de publicação acessar: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/about/submissions.
Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experiências e Reflexões
Entende-se que a documentação museológica é parte da cadeia operatória da Museologia, envolvendo políticas, processos e procedimentos que visem a preservação e salvaguarda de referências culturais materiais e imateriais. Os critérios de documentação abrangem as especificidades das referências culturais e das instituições; os conhecimentos dos profissionais, seja no âmbito técnico, na criação e na manutenção de protocolos e instrumentos, como na pesquisa realizada por esses de forma a promover o acesso e a preservação e comunicação dos bens culturais. Sabe-se que há consensos e dissensos nas abordagens sobre a documentação museológica, especificamente, no que se refere a nomenclatura da área, as práticas e a formação dos profissionais. Nesse sentido, a proposta deste dossiê visa apresentar reflexões sobre: (a) o ensino da documentação museológica nos cursos de graduação e pós-graduação em Museologia do Brasil e do exterior, a partir de compartilhamentos de experiências, de metodologias, de instrumentos, de referenciais teóricos-práticos, de avaliação, a fim de compreender a temática no ensino, na pesquisa e extensão acadêmica e na atuação de docentes e de pesquisadores; (b) a documentação museológica na atuação profissional da área de Museologia, como de outras áreas, a fim de discutir diferentes abordagens da documentação em instituições e a prática desses profissionais; (c) as competências exigidas por um mercado de trabalho em transformação.
Assim, sugere-se os seguintes eixos:
(1) Documentação Museológica no ensino da Museologia, nos níveis de graduação e pós-graduação: abordagens teórico-práticas sobre noções, referenciais, metodologias de documentação em cursos do Brasil e do exterior, a fim de apresentar especificidades de diferentes contextos;
(2) Documentação museológica e experiências nacionais e internacionais: experiências e casos sobre a realização de gestão documental e de gestão do patrimônio a partir da documentação, em instituições, redes, organizações no Brasil e no exterior;
(3) Musealização e documentação museológica: o papel da documentação museológica nos processos de musealização dos bens culturais;
(4) Interdisciplinaridade na documentação museológica: abordagens similares e distintas, interseções da documentação na Museologia e nas diferentes áreas do conhecimento;
(5) Documentação museológica e atuação profissional: teorias e práticas da documentação museológica, os desafios na atuação profissional e as competências exigidas pelo mercado de trabalho em transformação.
Déclaration de confidentialité
Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.