Educação em museus afro-brasileiros

um olhar para o espetáculo teatral 13 de Maio no MAFRO da Bahia

Auteurs-es

  • Vinícius Santos da Silva Zacarias Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56862

Mots-clés :

Museu afro; Educação; Teatro; 13 de Maio; MAFRO

Résumé

O artigo traz reflexões sobre as atividades educativas nos museus-afrobrasileiros na perspectiva da encenação teatral. Para isso, lança um olhar crítico ao espetáculo “13 de Maio” realizado pelo projeto Museu Vivo Na Cidade apresentado no Museu Afro-Brasileiro. Partindo da articulação entre educação e reflexão crítica, buscou-se problematizar as narrativas históricas e a representação dos personagens na encenação. As reflexões também versam sobre os métodos e abordagens para museus históricos para a salvaguarda do patrimônio das populações afrodescendentes e aponta os impactos gerados por esta atividade no processo museológico em questão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARAUJO, Marcelo Mattos, and Maria Cristina Oliveira Bruno. A memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM (1995).

BORGES, Carolina Amanda. Não precisamos da Princesa Isabel! (Agora que são elas!). Disponível em <http://www.revistaforum.com.br/abeiradapalavra/2015/11/04/naoprecisamos-de-princesa-isabel-agora-e-que-sao-elas/>. Acessado em: 20 de novembro de 2015.

BRUGGER, Ricardo. A cidade como palco: o centro do Rio de Janeiro como lócus da experiência teatral contemporânea 1980/1992. Secretaria Municipal das Culturas, Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Gerência de Informação, Rio de Janeiro (2008).

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó, SP: Argos, 2006.

DA SILVA, Ana Célia. A representação social do negro no livro didático : o que mudou? por que mudou? / Ana Célia da Silva. – Salvador : EDUFBA, 2011.

DE AZEVEDO, Celia Maria Marinho. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites--século XIX. Vol. 6. Annablume, 1987.

DO VALLE SILVA, Luisa Olinto. A exposição como encenação e a intermediação museológica. (2009).

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da história. Anais do Museu Paulista 2 (1994).

OLIVEIRA, Sírley Cristina Oliveira. História e Teatro: novos olhares para o ensino de história. In: História e Cultura: espaços plurais. Uberlândia: Asppectus, 2002.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Argos, 2004.

SANTOS, Maria Célia T. Moura. Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU (2008).

Téléchargements

Publié-e

2025-11-01

Comment citer

Santos da Silva Zacarias, V. (2025). Educação em museus afro-brasileiros: um olhar para o espetáculo teatral 13 de Maio no MAFRO da Bahia. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 183–197. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56862

Numéro

Rubrique

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas