Tuku Iho Legado Vivo Maori

arte, interação e autorrepresentação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.35020

Mots-clés :

Maori, Nova Zelândia, Instituto de Artes e Ofícios Maori da Nova Zelândia, Exposição Itinerante, Tuku Iho - Legado Vivo

Résumé

O artigo apresenta a exposição Tuku Iho | Legado Vivo, organizada pelo Instituto de Artes e Ofícios Maori da Nova Zelândia. A partir de uma itinerância internacional, destacamos duas montagens, respectivamente no Museu Nacional de História Natural (Smithsonian Institution, EUA) e no Espaço Tom Jobim (Jardim Botânico, Brasil). Por meio da descrição da exposição, ressaltamos o conceito apurado da curadoria autorrepresentativa, que reforça valores culturais em diálogo com linguagens artísticas contemporâneas, além de fortalecer as interações humanas.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Rebeca Bombonato, Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de São Paulo

Rebeca Bombonato - Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus-USP) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Etnologia da USP (PPGArq-MAE-USP)

Marília Xavier Cury, Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de São Paulo

Marilia Xavier Cury - Docente em Museologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), coordenadora do InterMuseologias - Laboratório Interfaces entre Museologias - Comunicação, Mediação, Públicos e Recepção.

Fonte de financiamento: CNPq processo 40759920185 e CNPq processo 0481020177

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Publié-e

2021-05-31

Comment citer

Bombonato, R., & Xavier Cury, M. (2021). Tuku Iho Legado Vivo Maori: arte, interação e autorrepresentação. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 60–82. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.35020