Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação:
musealização, comunicação e públicos
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.31995Mots-clés :
Públicos; Musealização; Participação em museus; Comunicação; NarrativasRésumé
As ideias de musealização e público podem estar entrelaçadas em uma urdidura conceitual, cujos pontos de encontro e cruzamento se dão na comunicação como espaço simbólico de construção do comum. Dessa forma, podem motivar reflexões que ajudam a compreender a importância dos museus contemporâneos construírem suas narrativas junto a seus públicos, numa perspectiva de co-laboração e co-criação, com vista à promoção de múltiplas conexões. Neste artigo pretende-se refletir sobre os desafios e possibilidades apresentados aos museus diante do horizonte da participação dos públicos no âmbito de processos de musealização
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte ”“ os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: EDUSP, 2003.
BRULON, Bruno. Passagens da Museologia: a musealização como caminho. Revista Museologia e Patrimônio. v.11, n.1, 2018.
CURY, Marília Xavier. A pesquisa acadêmica de recepção de público em museus no Brasil: estudo preliminar. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ancib e UFPB, 2015. v. GT 9. p. 1-20.
CURY, Marilia. Metamuseologia ”“ reflexividade sobre a tríade musealia, musealidade e musealização, museus etnográficos e participação indígena. Museologia e Interdisciplinaridade. V. 9, n.17, 2020. p.129-146.
CURY, Marilia. Museu, filho de Orfeu. In: ENCONTRO REGIONAL DO ICOFOM LAM: Museologia, Filosofia e Identidade na América Latina e Caribe. Coro, 8., Venezuela, 1999.Anais do VIII Encontro Regional do ICOFOM LAM, Venezuela, 1999.
DECARLI, Georgina. Un museo sostenible: museo y comunidad en la preservación activa de sua patrimonio. Costa Rica: EUNA, 2008
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Org). Dictionnaire encyclopédique de muséologie. Paris: Armand Colin, 2011
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Changing Values in the Art Museum: rethinking communication and learning. International Journal of Heritage Studies, v. 6, n.1, 2000
LEMOS, André. CIBERCULTURA. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23. Disponível em: https://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3ª Ed”“ São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMA, Diana. Museologia, campo disciplinar da musealização e fundamentos de inflexão simbólica: ‘tematizando’ Bourdieu para um convite à reflexão. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. v. 11, n.4, 2013
MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. Educação museal online: a Educação Museal na/com a Cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, v.3, n.2, 2019.
MORAES, Julia. MUSEUS E PÚBLICO (S) : A CENTRALIDADE DA RELAÇÃO PÚBLICO (S) - MUSEU NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS DA MUSEOLOGIA. Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis, SC: UFSC, 2019. GT 9
MOREIRA, Fernando João de Matos. Uma reflexão sobre o conceito de público nos museus locais. Musas ”“ Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 3, IBRAM, Rio de Janeiro, 2007. pp.101-108
ROCHA, Luisa; GONZALEZ, Marcos. Jardim virtual: Folksonomia com recurso de inclusão. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. GT 9
SOUZA, Elton Luiz Leite. Comunicação e mediação cultural. Revista Museologia e Patrimônio, v. 6, n.1, 2013.
VARINE, Hugues. A respeito da Mesa-Redonda de Santiago. In: ARAÚJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Org). A memória do pensamento museológico contemporâneo - documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 1995.
SITE:
https://icom.museum/en/news/how-to-reach-and-engage-your-public-remotely/
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.