Musées Pédagogique et Musées d'Écoles en Italie:

de l'Unification au Fascisme (1861-1922)

Auteurs-es

  • Alberto Barausse Università degli Studi del Molise

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.25940

Mots-clés :

Histoire de l'éducation Musées pédagogiques. Musées scolaires. Patrimoine historique éducatif. Italie

Résumé

O artigo ilustra a origem e os desenvolvimentos da musealização em âmbito pedagógico e
escolar na Itália, no período entre a segunda metade do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Durante este período, os museus da península italiana com caráter pedagógico e escolar foram promovidos no âmbito das mais numerosas iniciativas em nível mundial, baseadas nas ideias e nas práticas que
circularam através das exposições universais. A contribuição pretende destacar a diferente
natureza e finalidade dos museus oriundos da ação do Ministério de Instrução Pública, daqueles apoiados por universidades ou institutos escolares individuais.

Téléchargements

Téléchargements

Publié-e

2019-10-30

Comment citer

Barausse, A. (2019). Musées Pédagogique et Musées d’Écoles en Italie: : de l’Unification au Fascisme (1861-1922). Museologia & Interdisciplinaridade, 8(16), 37–56. https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.25940

Numéro

Rubrique

Dossiê Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais