A trajetória do ensino da Museologia no país

Auteurs-es

  • Gabrielle Francinne de S.C Tanus Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v2i3.16688

Mots-clés :

Museologia. História do ensino. Cursos de museologia. REUNI.

Résumé

Este artigo sistematiza por meio de uma revisão de literatura a trajetória do ensino da Museologia no país. Objetiva-se com esta revisão traçar o caminho da Museologia, desde o primeiro curso até os dias de hoje, visando demonstrar as influências e os acontecimentos ao longo da história. Considera-se momento oportuno para refletir sobre a história do ensino, haja vista o crescimento significativo dos cursos de Museologia, na última década, o que conduz seu ensino a uma nova fase intitulada “acadêmico-institucional”. Enfim, espera-se despertar nos interessados, sobretudo, nos futuros museólogos, o desejo por uma contínua reflexão do ensino e do campo científico da Museologia. 

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Gabrielle Francinne de S.C Tanus, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CAPES/REUNI vinculada ao curso de Museologia. Possui graduação em Biblioteconomia (2010), pela mesma universidade. Integra os grupos de pesquisa: "Observatório de Museus" e "Epistemologia da Ciência da Informação". Durante a graduação realizou vários estágios na área; foi também bolsista de iniciação científica e monitora de disciplina. Tem interesse em Epistemologia da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia, e nas relações destas áreas com a Ciência da Informação.

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Publié-e

2013-05-28

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Tanus, G. F. de S. (2013). A trajetória do ensino da Museologia no país. Museologia & Interdisciplinaridade, 2(3), 76. https://doi.org/10.26512/museologia.v2i3.16688

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