Museus Escolares no Brasil (1930 ”“ 1970):

revitalização e crise

Autores

  • Vânia Maria Siqueira Alves Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.22094

Palavras-chave:

Museus escolares. Escola Nova. Brasil. Anos 1930-1970.

Resumo

  • Surgidos no século XIX, como recurso de ensino, os museus escolares sofreram transformações em suas funções ao longo do tempo e do espaço. Presente nas legislações educacionais brasileiras do final do século XIX e primeira metade do século XX, os museus escolares foram mobilizados nas proposições de inovação e renovação da escola primária. “Museus escolares no Brasil (1930 -1970): revitalização e crise” trata da prescrição de criação e o florescimento dos museus escolares no contexto do movimento escolanovista, mais especificamente nos anos 1930 ”“ 1940. Diferentemente do contexto europeu onde vivenciaram um período de crise, no Brasil, os museus escolares apresentaram números significativos e estiveram presentes em orientações pedagógicas do período. Frente à carência de pesquisas e dados, operações são necessárias para transformar os fatos em dados. Além da pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa estatística foi crucial no levantamento de informações sobre a presença dessas instituições museológicas nesse período.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Alves, V. M. S. (2019). Museus Escolares no Brasil (1930 ”“ 1970): : revitalização e crise. Museologia & Interdisciplinaridade, 8(16), 105–124. https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.22094

Edição

Seção

Dossiê Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais