Fundamentos de um campo disciplinar

perspectivas sobre o desenvolvimento da Teoria da Museologia no âmbito dos cursos de graduação da UNIRIO

Autores

  • Bruno Brulon Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Elizabete de Castro Mendonça Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16785

Palavras-chave:

Museologia, Teoria Museológica, Formação, Cursos de Museologia

Resumo

A partir da análise do papel da Teoria Museológica nos currículos dos Cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO, a pesquisa tem os objetivos de mapear as diferentes perspectivas teóricas que compuseram os projetos pedagógicos dos citados Cursos, e discutir os fundamentos da formação em Museologia a partir do caso do Rio de Janeiro. O artigo defende a hipótese de que a busca por legitimação dos cursos de Museologia, ainda no século XX, no Brasil, teria levado os pensadores do campo a divulgarem no país conhecimentos reconhecidos internacionalmente como Teoria da Museologia (ou Teoria Museológica), ao introduzi-los nos currículos dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Brulon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Bacharel em Museologia e bacharel e licenciado em História, Mestre em Museologia e Patrimônio, Doutor em Antropologia. Professor do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO.

Elizabete de Castro Mendonça, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Bacharel em Museologia, Mestre e Doutora em Artes Visuais. Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe ”“ UFS

Referências

ALMEIDA, C. A. F.; SÁ, I. C.; CHAGAS, M. de S. Projeto de Reformulação Curricular do Curso de Museologia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO. Rio de Janeiro, julho/outubro de 2006. Consultado nos Arquivos da Escola de Museologia, UNIRIO.

BARROSO, Gustavo. Introdução à Técnica de Museus, 2v. Rio de Janeiro: Olímpica, 1946.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os cursos de Museologia. Resolução CNE/CES 21, de 13 de março de 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 492/2001, publicado no Diário Oficial da União de 9 de julho de 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Parecer CNE nº 776/97, de 3 de dezembro de 1997.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Currículos Mínimos cuja observância é obrigatória a partir do ano letivo de 1970. Resolução C.F.E. 14, de 27 de fevereiro de 1970.

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Museu Histórico Nacional. Instruções para matrículas no Curso de Museus. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1941.

BRULON-SOARES, B.; CARVALHO, L. M. de, CRUZ, H. de V. O nascimento da Museologia: confluências e tendências do campo museológico no Brasil. pp.242-260. In: MAGALHÃES, A. M.; BEZERRA, R. Z. 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922-2012). Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2014.

D’ESPEZEL, Pierre & HILAIRE, Georges. Avant-propos. Musées. Les Cahiers de la République des Léttres des Sciences et des Arts [Cadernos da República das Letras das Ciências e das Artes], Paris, n. 13, 1931.

DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François. Dictionnaire encyclopédique de muséologie. [Dicionário enciclopédico de museologia]. Paris : Armand Colin, 2011.

ICOM/ICTOP ”“ Museum Training as Career-long Learning in a Changing World (career development: a shared responsibility) [Formação em Museus como o aprendizado de uma carreira em um mundo em transformação (desenvolvimento de carreira: uma responsabilidade compartilhada)].

MUWOP: Museological Working Papers/DOTRAM: Documents de Travail en Muséologie. [Documentos de trabalho em Museologia]. Museology ”“ Science or just practical museum work? Stockholm: ICOM, International Committee for Museology/ICOFOM; Museum of National Antiquities, v. 1, 1980.

MUWOP: Museological Working Papers/DOTRAM: Documents de Travail en Muséologie. [Documentos de trabalho em Museologia]. Interdisciplinarity in Museology. Stockholm: ICOM, International Committee for Museology/ICOFOM/Museum of National Antiquities, v. 2, 1981.

OLIVEIRA, Ana Cristina Audebert Ramos de; COSTA, Carlos Alberto Santos;

NUNES, Gilson Antônio. Perfil dos Cursos de Graduação em Museologia do Brasil. In: OLIVEIRA, Ana Paula de Paula Loures; OLIVEIRA, Luciane Monteiro (Org.). Sendas da Museologia. Ouro Preto: UFOP, 2012. cap 4, p. 41-66.

OLIVEIRA, Ana Cristina Audebert Ramos de; COSTA, Carlos Alberto Santos; Mendonça, Elizabete de Castro; NUNES, Gilson Antônio. Proposta de diretrizes para um currículo referência de formação de graduação em Museologia - bacharelado. In: OLIVEIRA, Ana Paula de Paula Loures; OLIVEIRA, Luciane Monteiro (Org.). Sendas da Museologia. Ouro Preto: UFOP, 2012. Cap. 4, p.67-90.

REINWARDT STUDIES IN MUSEOLOGY ”“ The Management Needs of Museum Personnel. Proceedings of the Annual Meeting of ICTOP [A gestão de necessidades do pessoal do Museu. Procedimentos do Encontro Anual do ICTOP], Leiden, Sept. 24/Oct. 2, 1984.

RIVIÉRE, Georges-Henri. Stage regional d’études de l’Unesco sur le role éducatif des musées [Estágio regional de estudos da Unesco sobre o papel educativo dos museus] (Rio de Janeiro, 7-30 septembre 1958). Paris: Unesco, 1960.

SÁ, Ivan Coelho. História e memória do Curso de Museologia: do MHN Ã Unirio. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 39, p.10-42, 2007.

SÁ, I. C.; TOSTES, G. O.; MARTINS, L. C. (org.). Matrizes curriculares do Curso de Museologia da UNIRIO. Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS). Projeto de Pesquisa Recuperação e Preservação da Memória da Museologia no Brasil. Rio de Janeiro, 2012-2013.

SALADINO, A.; ALMEIDA, C. A. F.; SÁ, I. C.; CHAGAS, M. de S. Proposta de alteração da matriz curricular do curso de Museologia (turno integral) e de implantação do curso de Museologia no turno da noite. Elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante da Escola de Museologia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO. Rio de Janeiro, março/maio 2010.

SCHEINER, T. & PANTIGOSO, M. G. Projeto de Reformulação Curricular. Escola de Museologia, UNIRIO/CCH, Rio de Janeiro, novembro de 1995/agosto de 1996. Consultado nos Arquivos da Escola de Museologia, UNIRIO.

Å OLA, T. Prilog mugucoj definicijimuzeologije, Informatica Muzeologica [Informática Museológica], n. 67-69, vol.3-4, pp.35-36,1984.

Downloads

Publicado

2015-11-09

Como Citar

Brulon, B., & Mendonça, E. de C. (2015). Fundamentos de um campo disciplinar: perspectivas sobre o desenvolvimento da Teoria da Museologia no âmbito dos cursos de graduação da UNIRIO. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 268–284. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16785

Edição

Seção

Artigos