Fim da greve dos servidores da UnB
Com o fim da greve dos servidores docentes e técnicos administrativos da UnB, o fluxo editorial da revista será retomado normalmente no dia 3 de julho de 2024.
Saiba mais sobre Fim da greve dos servidores da UnBCom o fim da greve dos servidores docentes e técnicos administrativos da UnB, o fluxo editorial da revista será retomado normalmente no dia 3 de julho de 2024.
Saiba mais Saiba mais sobre Fim da greve dos servidores da UnBInformamos que o fluxo editorial da revista Linhas Críticas sofrerá atrasos devido à greve dos servidores docentes e técnico-administrativos das universidades federais. Compreendemos que estes atrasos podem causar transtornos e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.
A equipe da revista manterá sua atuação nesse período, visando manter em andamento o fluxo do processo editorial. No entanto, é importante ressaltar que os prazos de desk review, avaliação, layout e publicação poderão ser afetados.
Saiba mais Saiba mais sobre Fluxo editorial da revista durante a greve dos servidores da UnBA Cátedra UNESCO em EaD acaba de produzir e disponibilizar gratuitamente, na plataforma Eduplay, uma série com oito vídeo-tutoriais sobre o Zotero, um software livre criado para gerenciar dados bibliográficos em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Gerenciadores são essenciais na organização de pesquisas, incluindo citações, anotações e referências, que pelo software, podem ser também utilizadas de forma colaborativa em grupos online.
Saiba mais Saiba mais sobre Cátedra disponibiliza tutoriais sobre o aplicativo de gerenciamento de referências bibliográficas ZoteroDesde de abril, os manuscritos publicados revista Linhas Críticas em PDF contam com um novo design. O projeto gráfico contou com apoio da financeiro da Cátedra UNESCO em EaD e do projeto SNDCA, e foi criado pela estudante de de Arquitetura e Urbanismo Isabela Menezes.
Saiba mais Saiba mais sobre Publicações da revista Linhas Críticas contam com novo designA revista Linhas Críticas, fundada em 1995 e editada pela Faculdade de Educação (FE) foi avaliada pela CAPES como Qualis A2 para o período 2017-2020. Embora ainda não divulgado oficialmente pela CAPES, o novo Qualis está disponível nos relatórios de produção científica dos programas de pós-graduação. No período 2013-2016, a revista havia sido classificada como B1 na área de educação, no atual modelo de avaliação significou uma subida de 3 posições, algo muito raro no sistema de avaliação Qualis CAPES com nove estratos.
Saiba mais Saiba mais sobre Linhas Críticas é A2 e entra para Web of ScienceA revista Linhas Críticas recorda o Dia Internacional da Mulher como um dia de luta que atravessa dimensões interseccionais da sociedade, e parabeniza todas as mulheres que lutam diariamente por seu processo de libertação da opressão do patriarcado.
Saiba mais Saiba mais sobre Dia Internacional da MulherNo sexto episódio, conversamos com as professoras Valéria Marques e Cecília Satriano, autoras do artigo "Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa", publicado na Linhas Críticas em 2017: https://anchor.fm/linhascriticas/episodes/LC006-entrevista-com-Valria-Marques-e-Ceclia-Satriano-epuqer
Saiba mais Saiba mais sobre 6º episódio do podcastO quinto episódio do podcast da Linhas Críticas traz uma novidade: o artigo em áudio. Você vai ouvir uma apresentação super especial da Gabriella Suzana Lorenzzon Maffioletti, uma das autoras do artigo "Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade", publicado em 19/01/2021. Tem ainda o resumo do artigo convertido em áudio pra você ver como ficou.
Ouça o podcast: https://anchor.fm/linhascriticas
Escute o artigo completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34212
No quarto episódio do podcast da Linhas Críticas, entrevistamos Tayanne da Costa Freitas e Ingrid Dittrich Wiggers, autoras do artigo "Escolas-parque de Brasília: diálogos com a produção acadêmica", publicado em 25/08/2020.
Saiba mais Saiba mais sobre Quarto episódio do podcast da Linhas CríticasNo terceiro episódio do podcast da Linhas Críticas, entrevistamos Flavia Machado Fortes, uma das autoras do artigo "As tensões do início da carreira docente", publicado em 20/08/2020.
Saiba mais Saiba mais sobre Está no ar o terceiro episódio do podcast!Foi lançado o podcast da Linhas Críticas. No episódio de estréia, o editor-chefe Rodrigo Matos de Souza faz a apresentação da revista e conta um pouco sobre sua trajetória como editor.
Saiba mais Saiba mais sobre Podcast Linhas CríticasDois eventos internacionais nesta semana contarão com a participação dos editores da Linhas Críticas.
Saiba mais Saiba mais sobre Editores da Linhas Críticas participam de eventos internacionaisO texto traz reflexões sobre o direito à educação, ancoradas na Teoria do Reconhecimento e no Direito à educação.
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22498
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "Culturas de intervenção pedagógica no reconhecimento do direito à educação"Texto faz análise das redes de discussão e disseminação de práticas educativas alternativas que vem se desenvolvendo no Brasil.
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26425
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "As redes de práticas educativas inovadoras no Brasil"https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26422
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "A retomada da Educação Profissional – O caso da Formulação do Pronatec"Artigo analisa a implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante a ditadura civil-militar.
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23069
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "Implantação da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na UFPR (1968-1975)"O artigo trata dos sentidos e das potencialidades epistemológico-metodológicas que o registro autoetnográfico assume na pesquisa biográfico-narrativa a partir das histórias pesquisadas pelo pesquisador social no decorrer do trabalho de campo de uma pesquisa qualitativa sobre políticas públicas de formação docente.
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "Sentidos e potencialidades do registro (auto)etnográfico na pesquisa biográfica-narrativa"O artigo das autoras Schüt e Cervi problematiza como a escola contemporânea e nela o dispositivo disciplinar da vigilância produzem efeitos sobre os corpos.
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo "Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares"Autores do Brasil, Portugal e Espanha discutem o saber científico em contextos educacionais para a construção de uma sociedade mais reflexiva e comprometida com a ciência
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê: Ciência, Educação e SociedadeA revista Linhas Críticas é uma publicação de acesso aberto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB).
ISSN eletrônico: 1981-0431 - ISSN impresso: 1516-4896
Contato: rvlinhas@unb.br