Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica)

Autores

  • Décio Azevedo Marques Universidade de Campinas
  • Maria Leila Alves Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3200

Resumo

Em uma abordagem sociológica, este artigo analisa alguns problemas vividos pela escola pública, como os conflitos sociais e funcionais. O objetivo é auxiliar o dirigente escolar, com recursos oriundos do trabalho científico, a enfrentá-los com o máximo de objetividade. Um dos grandes problemas da escola pública é a inadaptação de amplos contingentes de alunos, atribuída equivocadamente a problemas psicológicos e a problemas familiares. Tal inadaptação configura um fenômeno social regular, mesmo que resulte, em alguns casos, de problemas particulares. São suas manifestações não só a apatia e o desinteresse em sala de aula, mas também formas abertamente conflituosas de comportamento escolar. A tese de que esses fenômenos decorrem de uma crise ética, de uma crise de valores ou da existência de um vazio moral não se sustenta, devendo as causas ser buscadas no processo histórico de construção da hegemonia capitalista. Entre os conflitos funcionais, o estudo destaca o conflito existente entre as pessoas que se dedicam a atividades administrativas e aquelas que atuam em atividades-fim no âmbito da escola. Constata-se que o primeiro tipo de atividade acaba prevalecendo sobre o segundo, ainda que o discurso oficial afirme que o único sentido das atividades administrativas é o de servir aos altos objetivos próprios das instituições sociais.

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Biografia do Autor

Décio Azevedo Marques, Universidade de Campinas

Professor Titular pela Unicamp. Docente-Pesquisado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós graduação - Mestrado em Educação,da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

Maria Leila Alves, Universidade de Campinas

Dooutora em educação pela Unicamp. Docente-Pesquisadora do curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

30.11.2004

Como Citar

Marques, D. A., & Alves, M. L. (2004). Problemas vividos pela escola pública: do conflito social aos conflitos funcionais (uma abordagem sociológica). Linhas Crí­ticas, 10(19), 165–182. https://doi.org/10.26512/lc.v10i19.3200

Edição

Seção

Artigos