Trabalho docente, educação a distância e as TIC: entre a excitação e o sobretrabalho

Autores

  • Katia Morosov Alonso Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Danilo Garcia Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4191

Palavras-chave:

Trabalho docente, Educação a distância, Ambientes virtuais de aprendizagem, Mediação e Interação

Resumo

O trabalho discute indícios sobre transformações do trabalho docente quando do desenvolvimento de cursos em EaD com uso mais intenso das TIC. Após levantamento sobre a produção na área, que indicou incidência de poucos estudos sobre a temática, procedeu-se pesquisa fundamentada em “estudo de caso” num curso de graduação que, por suas características, exigia processos de mediação e interação por meio de AVA. Isso influenciou as formas pelas quais professores e orientadores acadêmicos trabalhavam, repercutindo em suas práticas pedagógicas. Necessário, contudo, rediscussão sobre o tema, tendo em vista constatações relacionadas ao sobretrabalho gerado nesse tipo de atuação docente.

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Biografia do Autor

Katia Morosov Alonso Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Trabalha atualmente, com pesquisa sobre as TIC, com foco nos processos de interação e mediação. Líder do grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação”- LêTECE. 

Danilo Garcia Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT e participante do grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação”- LêTECE. 

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Publicado

31.12.2013

Como Citar

Morosov Alonso, K. M. A., & Silva, D. G. (2013). Trabalho docente, educação a distância e as TIC: entre a excitação e o sobretrabalho. Linhas Crí­ticas, 19(40), 561–578. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4191

Edição

Seção

Dossiê:Educação a distância

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