Desafios para a realização de Pesquisas Educacionais

articulando diferentes áreas do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.25767

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Metodologia

Resumo

Pesquisas e planejamentos educacionais têm esbarrado em inúmeras dificuldades, principalmente metodológicas, para desenvolver-se. Neste artigo, discutiremos as dificuldades existentes em pesquisas educacionais referentes à linguagem, às relações entre a pedagogia e as outras ciências humanas, aos riscos do abstracionismo pedagógico, aos desafios para que a Pedagogia estabeleça uma metodologia própria e à postura do pesquisador ante seu objeto, que constantemente constitui-se como outro sujeito. Objetivamos, assim, contribuir para reflexões acerca da importância do desenvolvimento de pesquisas educacionais que não enveredem por um abstracionismo pedagógico, tampouco por um teoricismo vago.

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Biografia do Autor

Cauê Ferreira Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Atua no Grupo de Pesquisa: Educação, Pobreza e Políticas de Inclusão. E-mail: cauefteixeira@gmail.com

André Pires, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (2004), Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PUC-Campinas), Diretor da Faculdade de Ciências Sociais (PUC-Campinas) e pesquisador do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Pobreza e Políticas de Inclusão. E-mail: anpires@puc-campinas.edu.br

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PUC-Campinas). Atua no Grupo de Pesquisa: Política e Fundamentos da Educação. Email: arturvitorino@puc-campinas.edu.br

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Publicado

16.09.2020

Como Citar

Ferreira Teixeira, C., Pires, A., & Renda Vitorino, A. J. (2020). Desafios para a realização de Pesquisas Educacionais: articulando diferentes áreas do conhecimento. Linhas Crí­ticas, 26, e25767. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.25767