5º episódio do podcast

25.01.2021

O quinto episódio do podcast da Linhas Críticas traz uma novidade: o artigo em áudio. Você vai ouvir uma apresentação super especial da Gabriella Suzana Lorenzzon Maffioletti, uma das autoras do artigo "Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade", publicado em 19/01/2021. Tem ainda o resumo do artigo convertido em áudio pra você ver como ficou. 

Ouça o podcast: https://anchor.fm/linhascriticas
Escute o artigo completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/34212

Artigo: Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidade

Autores: Gabriella Suzana Lorenzzon Maffioletti, Edival Sebastião Teixeira e Hieda Maria Pagliosa Corona. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a modernidade que, como visão de mundo, influencia aspectos determinantes da sociedade atual, como são a ciência e o trabalho. São apresentados dados de afastamento do trabalho por doenças em servidores públicos de duas instituições de ensino federais, demonstrando como a organização moderna do trabalho tem interferido na saúde mental dos trabalhadores. Propõe repensarmos a ontologia dual, derivada do cartesianismo, a partir da ontologia da vida que, ampliando o olhar, faz com que os problemas vividos atualmente, como a doença mental no trabalho, possam ser interpretados segundo novos olhares.

Palavras-chave: Modernidade, Ciência, Saúde mental e trabalho, Ontologia de vida