ANÁLISE DE DISCURSO DE RESPOSTA E REVISÃO DE MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Carolina Gonçalves Gonzalez Universidade de Brasília
  • Adriana Matos Sousa

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v25i1.45532

Palavras-chave:

Ouvidoria, Revisão Textual, Análise de Discurso Crítica

Resumo

Este artigo pretende analisar sob a perspectiva da Análise do Discurso Crítica (RAMALHO e RESENDE, 2011;) a resposta de reclamações oriundas da ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Após discussões teóricas a respeito do funcionamento da rede de ouvidoria do órgão e das categorias de análise textual, tais como a estrutura genérica e a intertextualidade, buscou-se mostrar, por meio da análise da resposta de três textos (resposta feita pela área técnica e revisada pelas unidades de ouvidoria) quais os principais aspectos a serem melhorados pelos revisores com vistas a impactar positivamente as práticas de comunicação do órgão com os usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Palavras-chave: Ouvidoria; Revisão textual; Análise de Discurso Crítica.

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Biografia do Autor

Carolina Gonçalves Gonzalez, Universidade de Brasília

Professora Doutora da Universidade Católica de Brasília e da Universidade de Brasília. Membra do Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade (NELIS/CEAM, UnB), consultora na ONU Mulheres e Especialista em Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Diversidades. profcarolgonzalez@gmail.com

Adriana Matos Sousa

Servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, graduada em Letras e Especialista em Revisão Textual pela Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Gonzalez, C. G., & Sousa, A. . M. (2024). ANÁLISE DE DISCURSO DE RESPOSTA E REVISÃO DE MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 25(1), 120–139. https://doi.org/10.26512/les.v25i1.45532

Edição

Seção

Artigos