Discourse analysis of answer and review of ombudsman form Secretaria de Saúde do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v25i1.45532Keywords:
Ombudsman, Textual Revision, Critical Discourse AnalysisAbstract
This article intends to analyze, from the perspective of Critical Discourse Analysis, the answers to complaints from the ombudsman of the Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). After theoretical discussions about the functioning of the public agency's ombudsman network and textual analysis categories, such as the generic structure and intertextuality, this tried to show, through the analysis of the response to three texts (answer made by the technical and reviewed by the ombudsman units) which are the main aspects to be improved by the reviewers in order to positively impact the public agency's communication practices with users of the Sistema Único de Saúde.
Key words: Ombudsman; Textual revision; Critical Discourse Analysis.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Manual de Ouvidoria Pública: rumo ao sistema participativo. Brasília, DF: Ouvidora-Geral da União (OGU) [2018]. Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/29959. Acesso em: 21 out. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Decreto Nº 36.462, de 23 de abril de 2015. Regulamenta a Lei nº 4.896, de 31 de julho de 2012, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF. Brasília: Ouvidoria Geral do Distrito Federal [2015]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/79466/Decreto_36462_23_04_2015.html. Acesso em: 21 out. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Instrução Normativa Nº 01, de 05 de maio de 2017. Regula os procedimentos dos serviços de ouvidoria tratados na Lei nº 4.896/2012, Decreto nº 36.462, de 23 de abril de 2015 e estabelece instrumentos de responsabilização dos participantes da rede de ouvidorias e áreas envolvidas. [2017]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/c87d4625386745569ef03028e6c79397/Instru_o_Normativa_1_05_05_2017.html. Acesso em: 31 out. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Manual de Atendimento de Ouvidoria. Brasília, DF: Ouvidora-Geral do Distrito Federal (OGDF) [2017]. Disponível em: http://www.ouvidoria.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/Manual-de-Atendimento-de-Ouvidoria.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Lei Nº 4.990, de 12 de dezembro de 2012. Regula o acesso a informações no Distrito Federal previsto no art. 5º, XXXIII, no art. 37, § 3º, II, e no art. 216, § 2º, da Constituição Federal e nos termos do art. 45, da Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá outras providências.. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/72983/Lei_4990_12_12_2012.html. Acesso em: 15 nov. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Sistema Ouv-DF: Protocolo So-172912/2020 (comunicação pessoal). Brasília, DF: Ouvidora-Geral do Distrito Federal, 2020.
FAIRCLOUGH, Normam. Discurso e mudança social. Tradução: Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008. pp 116-173.
GUIMARÃES, Elisa. Texto Discurso e Ensino. São Paulo: Contexto, 2009. pp 137- 140.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, V. D. M. Análise do discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.