POLÍTICAS PÚBLICAS E MÍDIA NO CONTROLE DA AGENDA DA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v23i2.43492Palavras-chave:
Políticas Públicas, Análise de Mídia, Análise de Discurso Crítica, Infância e Juventude, Diversidade de gênero e sexualResumo
No presente artigo, serão articuladas temáticas afetas à Educação em/para Direitos Humanos, Juventude, Infância, Diversidade e Políticas Públicas para as áreas, focalizando, especialmente, as representações midiáticas sobre a presença dos temas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão apresentados os conceitos de Políticas Públicas e Políticas Sociais, as etapas de formulação de agenda e avaliação, um esforço teórico por uma síntese de proposta metodológica de Análise de Políticas Públicas Discursivamente Orientada com a finalidade de analisar o controle da agenda de políticas públicas curriculares que versem sobre gênero, sexualidade e diversidade pela mídia. Foram selecionadas quatro manchetes de jornais de mídia hegemônica eletrônica que trazem o sintagma preposicionado “ideologia de gênero” de maneira natrualizada discursivamente, evidenciando, entre outras coisas, uma adesão da mídia hegemônica a discursos neo-conservadores e circunstancializadores de políticas educacionais para infâncias e juventudes.
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