ENTRE PROPOSTAS E PRÁTICAS
A IMPLEMENTAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v25i1.47793Mots-clés :
Documentos norteadores, Pressupostos enunciativo-discursivos, Ensino de Língua Portuguesa., 9º ano, Estudo de casoRésumé
Este estudo objetiva verificar como a(s) concepção(ões) enunciativo-discursiva(s) estabelecida(s) nos referenciais teórico-metodológicos dos PCNs, Referenciais Curriculares Lições do Rio Grande, BNCC, RCG e CRTM são implementadas. O foco é um estudo de caso com dois professores de LP de 9º ano do interior do RS, Brasil. A partir da análise dos relatos e registros de aula, conclui-se que leitura e produção oral estão centradas no trabalho com textos e seus contextos; análise linguística/semiótica assenta-se em práticas em que gramática e semioses são compreendidas em seu funcionamento; a produção escrita não abarca alguns aspectos discursivos da interlocução.
Téléchargements
Références
ALPESTRE. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Currículo de Referência do Território Municipal. Alpestre, RS: SMECDT, 2019.
AZEVEDO, T. M.; ROWELL, V. M. Competências e habilidades no processo de aprendizagem. Caxias do Sul, 2009. 67 slides, color., 25,4 cm x 19,05 cm.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. (VOLÓCHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning andthe Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196. Acesso em: 09 maio 2022.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2016. 76
MENDONÇA, M. Análise Linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C; MENDONÇA, M. (orgs.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Referencial Curricular Gaúcho: linguagens. Porto Alegre: Seduc, 2018.
RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Lições do Rio Grande: linguagens, códigos e suas tecnologias; língua portuguesa e literatura; língua estrangeira moderna. Porto Alegre: Seduc, 2009. v. 1.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.