ENTRE PROPOSTAS E PRÁTICAS

A IMPLEMENTAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v25i1.47793

Palavras-chave:

Documentos norteadores, Pressupostos enunciativo-discursivos, Ensino de Língua Portuguesa., 9º ano, Estudo de caso

Resumo

Este estudo objetiva verificar como a(s) concepção(ões) enunciativo-discursiva(s) estabelecida(s) nos referenciais teórico-metodológicos dos PCNs, Referenciais Curriculares Lições do Rio Grande, BNCC, RCG e CRTM são implementadas. O foco é um estudo de caso com dois professores de LP de 9º ano do interior do RS, Brasil. A partir da análise dos relatos e registros de aula, conclui-se que leitura e produção oral estão centradas no trabalho com textos e seus contextos; análise linguística/semiótica assenta-se em práticas em que gramática e semioses são compreendidas em seu funcionamento; a produção escrita não abarca alguns aspectos discursivos da interlocução. 

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Biografia do Autor

Juliana Maria Piotrowski, Universidade de Passo Fundo

Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras/Português pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Inglês, como segunda licenciatura, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e doutoranda em Letras pela mesma universidade.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Piotrowski, J. M., & Benck de Moraes, G. (2024). ENTRE PROPOSTAS E PRÁTICAS: A IMPLEMENTAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 25(1), 45–63. https://doi.org/10.26512/les.v25i1.47793

Edição

Seção

Artigos