Representações discursivas de crianças e adolescentes em “situação de risco”

Auteurs-es

  • Kelly Cristina de Almeida Moreira Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Denize Elena Garcia da Silva Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21977

Mots-clés :

Representações discursivas. Crianças. Adolescentes. Situação de risco. Vulnerabilidade social. Inclusão educacional.

Résumé

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir representações discursivas próximas à caracterização do problema de crianças e adolescentes em situação de risco, mais com relação à inserção das mesmas no sistema educacional. Buscamos, de modo específico, identificar a opinião desses jovens sobre as entidades educacionais que frequentam. Os procedimentos teórico-metodológicos principais são balizados pelos estudos críticos do discurso na vertente de Fairclough (2001; 2003). A Linguística Sistêmico-Funcional constitui o passaporte teórico auxiliar que subsidia a análise da interioridade do discurso de crianças e adolescentes, mediante a utilização de ferramentas dos sistemas de transitividade (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e do sistema de avaliatividade (MARTIN & WHITE, 2005). Os primeiros resultados do estudo sugerem que um contexto educacional institucionalizado, seja regular ou alternativo, constitui sempre um espaço favorável de construção de identidades sociais, além de representar um cenário. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kelly Cristina de Almeida Moreira, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília, onde realiza etapa final de seu doutoramento. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (REDLAD) e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF, Brasil). Atualmente desenvolve o projeto de doutorado “Representações discursivas sobre crianças e adolescentes em situação de risco: uma perspectiva para a inclusão educacional”.

Denize Elena Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Pesquisadora Colaboradora Plena da Universidade de Brasília (UnB, Brasil), junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (DGP/CNPq).

Références

Almeida, F. S. D. P. Atitude: afeto, julgamento e apreciação. In: Vian Jr., O. etal (orgs.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmicofuncionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 99-112.

Candau, V. M. (org.) Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

Carvalho, G. A prosódia atitudinal: Apreciação e Julgamento em críticas de cinema. In: Vian Jr., O. et al (orgs.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de

avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 113-129.

Fairclough, N. Discurso e mudança social. Trad. I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

Fairclough, N. Analysing Discourse. Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

Fairclough, N. Critical Discourse Analysis. The Critical Study of Language. Harlow, England: Pearson Education Limited, 2010.

Halliday, M. A. K. Estructura y Function del Lenguaje. In: J. Lyons (ed.) Nuevos horizontes en la linguística. Ed. Cast. Madrid: Alianza, 1975, p.145-173.

Halliday, M. A. K. An Introduction to Funcional Grammar. Londres, Nova York, Sidney, Auckland: Edward Arnold, 2ª. Ed., 1994.

Halliday, M. A. K.; Matthiessen, C. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Arnold, 3ª Ed., 2004.

Lescher, A. D. et al. Crianças em situação de risco social: limites e necessidades da atuação do professional de saúde. 2004. Disponível em: <http://www.projetoquixote.epm.br/publicacao.pdf>. Acesso em 12 jun. 2012.

Martin, J. R.; White, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave, 2005.

Martin, J. R.; Rose, D. Working with Discourse: meaning beyond the clause. New York: Continuun, 2003.

Ramalho, V.; Resende, V. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Coleção: Linguagem e Sociedade, Vol. 1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

Silva, D. E. G. Discurso e gramática: motivações cognitivas e interacionais. In: Silva, D.E.G. (org.), Nas instâncias do discurso: uma permeabilidade de fronteiras. Brasília: Editora da UnB; Oficina Editorial do Instituto de Letras, 2005, p. 37-48.

Silva, D. E. G. Critical Discourse Analysis and the functional bases of language. In: Barbara, L. e Sardinha, T. B (Ed.). Proceedings of The 33rd International Systemic Functional Congress (PUCSP, São Paulo, Brazil), 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/isfc/proceedings/Artigos%20pdf/45cda_silva_932-949>. Acesso em 10 set. 2012.

Silva, D. E. G. A pobreza no contexto brasileiro: da exclusão econômica e social à ruptura familiar. Revista Discurso y Sociedad, vol. 2(2), p. 265-296, 2008. Disponível em: <http://www.dissoc.org>. Acesso em 10 set. 2012.

Silva, D. E. G. Representações discursivas da pobreza e discriminação na mídia. In: Silva, D.E.G. et al (orgs.). Discurso em questão: representação, gênero, identidade e discriminação. Goiânia: Cânone Editorial, 2009, p. 63-74.

Silva, D. E. G.“Meu nome, minha identidade: das práticas discursivas aos eventos de letramento voltados para adolescentes e idosos”. Projeto de Pesquisa em desenvolvimento (inédito). Brasília: Universidade de Brasília/UnB/ PPGL, 2011a.

Silva, D. E. G. Representações em práticas discursivas midiáticas: alimento da pobreza “abstrata”. In: Actas del I Congreso Internacional de Discurso y Medios. El rol del discurso en los medios masivos de comunicación. Buenos Aires: UBA, v.1, p. 11-31, 2011b.

Vian Jr., O. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. In: Vian Jr., O. et al (orgs.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 19-29.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-11

Comment citer

Moreira, K. C. de A., & Silva, D. E. G. da. (2013). Representações discursivas de crianças e adolescentes em “situação de risco”. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 257–277. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21977

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>