GRAMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E AVALIATIVIDADE EM HISTÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Denize Elena Garcia da Silva Universidade de Brasília
  • Edilan Kelma Nascimento Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7444

Palavras-chave:

Prática discursiva da terceira idade. Gramática da experiência do cotidiano. Avaliatividade. Avaliação.

Resumo

Desde uma perspectiva crítica, traçamos caminhos de aproximação entre discurso, interioridade da linguagem e avaliatividade a partir de uma triangulação teórico-metodológica. Enfocar a língua como prática social constitui nosso vértice teórico básico (Fairclough, 2003, 2010). No segundo vértice, ao analisarmos representações linguístico-discursivas em histórias de vida de pessoas idosas, que vivem em situação de risco, acercarmo-nos da gramática da experiência do cotidiano, desenvolvida por Halliday (1994, 2017). No topo da triangulação, discutimos o sistema de avaliatividade com base no modelo de Martin e White (2005), mediante um foco analítico voltado para três tipos de atitudes: afeto, julgamento e apreciação. 

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Biografia do Autor

Denize Elena Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Letras Português-Inglês pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977), Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e Doutora em Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1996). Realizou estágio pós-Doutoral (2009), com o auxílio da CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e desenvolveu atividades de pesquisa junto ao Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) de Portugal (2009). É Pesquisadora Colaboradora Plena junto à Universidade de Brasília, com atividades didático-pedagógicas em Linguística e em Filologia Românica.É editora-chefe do periódico internacional Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language and Society) mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB , com o apoio do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/ CEAM/ UnB).

Edilan Kelma Nascimento Sousa, Universidade de Brasília

Licenciada em Letras: Português/Inglês e Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, sob a orientação de Garcia da Silva. Suas publicações poéticas envolvem oralidade/escritura, bem como leitura e coerência. Esse artigo envolve recortes do texto de sua dissertação de Mestrado ”“ Práticas discursivas no letramento de mulheres idosas: resgate de cidadanias ”“ defendida no dia 19 de dezembo 2017. É funcionária de carreira no Tribunal Superior Eleitoral desde 2010.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Silva, D. E. G. da, & Sousa, E. K. N. (2017). GRAMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E AVALIATIVIDADE EM HISTÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 18(3), 196–218. https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7444

Edição

Seção

Artigos de pesquisa