CRIAR, RESISTIR E TRANSGREDIR: PEDAGOGIA CRÍTICA DE PROJETOS E PRÁTICAS DE INSURGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO E NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM

Autores/as

  • Juliana de Freitas Dias Universidade de Brasília/docente
  • Maria Luíza Monteiro Sales COROA, DRa. Universidade de Brasília/docente
  • Sostenes Cézar de LIMA, Dr. Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i3.18628

Resumen

Neste ensaio abordamos, inicialmente os caminhos trilhados pelas perspectivas críticas dos estudos de linguagem, a partir da rejeição dos pressupostos epistemológicos básicos da modernidade, centrados nas ideias de dualidade e causalidade e no pensamento linear e mecânico. Afirmamos os compromissos éticos com as mudanças do século XXI, os quais apontam também para a necessidade de posturas de resistência, além da crítica. Promovemos, a partir da noção de resistência, uma diferenciação importante para construirmos uma postura não apenas crítica, mas, sim, crítico-transgressiva e decolonial, a partir da distinção entre resistência reacionária e resistência transgressiva, especialmente em práticas educacionais. Defendemos uma metodologia para essa perspectiva de trabalho nas escolas através do que denominamos Pedagogia Crítica de Projetos, centrada na intensificação de novos modos de saber, de ser e de poder, sob a ótica da construção de autoria criativa nas práticas sociais educacionais na perspectiva dos estudos críticos e decoloniais.

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Publicado

2018-11-26

Cómo citar

Dias, J. de F., COROA, M. L. M. S., & LIMA, S. C. de. (2018). CRIAR, RESISTIR E TRANSGREDIR: PEDAGOGIA CRÍTICA DE PROJETOS E PRÁTICAS DE INSURGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO E NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(3), 29–48. https://doi.org/10.26512/les.v19i3.18628