LETRAMENTOS NA DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA

UMA PERSPECTIVA EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48711

Palavras-chave:

Deficiência Visual Adquirida, Letramentos, Análise de Discurso Crítica, Tertúlia Literária

Resumo

Este artigo objetiva investigar como  pessoas com deficiência  visual adquirida representam discursivamente atividades de letramento em uma  biblioteca acessível de Brasília (DF). O corpus é composto de transcrições de um grupo focal produzido no contexto de atividades de tertúlia literária. A metodologia é a etnográfico-discursiva, fundamentada pela Análise de Discurso Crítica (ADC). Para as análises, utilizamos as categorias da ADC: Interdiscursividade; Significado de Palavra/Vocabulário; Metáfora e  Avaliação. O resultado aponta a possibilidade de agenciação e emancipação. Também há o comprometimento com a leitura e a escrita, dado seu potencial na contribuição para mudança social nas vidas com cegueira adquirida.

Palavras-chave: Deficiência Visual Adquirida. Letramentos. Análise de Discurso Crítica. Tertúlia Literária.

 

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Biografia do Autor

Girlane Maria Ferreira Florindo, Universidade de Brasília/ Instituto Federal de Brasília

Doutoranda em Linguística (UnB).Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (2005), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário São Camilo(2002), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2007), especialização em Educação em e para os Direitos Humanos com ênfase na Diversidade Cultural pela Universidade de Brasília (2015)e graduação em Letras pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e na área da Educação Especial com ênfase em educação inclusiva, deficiência visual e surdocegueira. Foi Coordenadora de Ações Inclusivas na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-IFB (2010-2014). Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Comunicação Técnica I e II e Leitura e Produção de Textos do Câmpus Taguatinga-IFB e do Curso de Extensão do Sistema Braille. Presidente da Comissão Organizadora do Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva promovido anualmente pelo Instituto Federal de Brasília (2012, 2013 e 2014). Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE Câmpus Taguatinga (2015-2017). Coordenadora de Assistência Estudantil e Inclusão Social.

Izabel Magalhães

Currently Collaborating Researcher in the Post-Graduate Program in Linguistics of the University of Brasília. Founder and former editor-in-chief of Cadernos de Linguagem e Sociedade/Papers on Language and Society (1995-2008). E-mail: izabelunb@gmail.com

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Ferreira Florindo, G. M., & Magalhães, I. (2023). LETRAMENTOS NA DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA: UMA PERSPECTIVA EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 292–311. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48711