LETRAMENTOS NA DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA

UMA PERSPECTIVA EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48711

Palavras-chave:

Deficiência Visual Adquirida, Letramentos, Análise de Discurso Crítica, Tertúlia Literária

Resumo

Este artigo objetiva investigar como  pessoas com deficiência  visual adquirida representam discursivamente atividades de letramento em uma  biblioteca acessível de Brasília (DF). O corpus é composto de transcrições de um grupo focal produzido no contexto de atividades de tertúlia literária. A metodologia é a etnográfico-discursiva, fundamentada pela Análise de Discurso Crítica (ADC). Para as análises, utilizamos as categorias da ADC: Interdiscursividade; Significado de Palavra/Vocabulário; Metáfora e  Avaliação. O resultado aponta a possibilidade de agenciação e emancipação. Também há o comprometimento com a leitura e a escrita, dado seu potencial na contribuição para mudança social nas vidas com cegueira adquirida.

Palavras-chave: Deficiência Visual Adquirida. Letramentos. Análise de Discurso Crítica. Tertúlia Literária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Maria Ferreira Florindo, Universidade de Brasília/ Instituto Federal de Brasília

Doutoranda em Linguística (UnB).Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (2005), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário São Camilo(2002), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco (2007), especialização em Educação em e para os Direitos Humanos com ênfase na Diversidade Cultural pela Universidade de Brasília (2015)e graduação em Letras pelo Centro Universitário São Camilo Espírito Santo (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e na área da Educação Especial com ênfase em educação inclusiva, deficiência visual e surdocegueira. Foi Coordenadora de Ações Inclusivas na Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-IFB (2010-2014). Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Comunicação Técnica I e II e Leitura e Produção de Textos do Câmpus Taguatinga-IFB e do Curso de Extensão do Sistema Braille. Presidente da Comissão Organizadora do Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva promovido anualmente pelo Instituto Federal de Brasília (2012, 2013 e 2014). Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE Câmpus Taguatinga (2015-2017). Coordenadora de Assistência Estudantil e Inclusão Social.

Izabel Magalhães

Currently Collaborating Researcher in the Post-Graduate Program in Linguistics of the University of Brasília. Founder and former editor-in-chief of Cadernos de Linguagem e Sociedade/Papers on Language and Society (1995-2008). E-mail: izabelunb@gmail.com

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Tradução de J. Fonseca).

BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CÂNDIDO, A. Direito à literatura. In: CARVALHO, J. S. (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 135-163.

CASTANHEIRA, M. L.; GREEN, J. L.; DIXON, C. N. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 20, n. 2, p. 7-38, 2007.

CLASSEN, C. Worlds of sense: exploring the senses in history and across cultures. Nova Iorque: Routledge, 1993.

CONFAPEA. Tertulias Literarias Dialógicas. Barcelona: Mimeo, 1999.

COPE, B.; KALANTZIS, M. "Multiliteracies": new Literacies, new Learning. Pedagogies: An International Journal. Londres, v. 4, n. 3, p. 164 -195, 2009.

DINIZ. D. O que é deficiência. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London, New York: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: the critical study of language. London/New York: Routledge, 2010.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001. (Tradução de: Izabel Magalhães).

FLECHA, R. Compartiendo palavras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.

FLORINDO, G. M. F. Ações letradas como construção social: práticas de letramentos de pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

FREIRE, P. [1996]. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educative. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2 ed. Londres: Arnold, 1994.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. As metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

LIMA, B. F. A.; MAGALHÃES, I. Ordem visiocêntrica do discurso: uma proposta de reflexão teórica sobre letramentos de pessoas com deficiência visual. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 34, n. 4, 2018.

MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e Práticas de Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

MAGALHÃES, I.; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, p. 1045-1070, 2017.

MARTIN-JONES, M.; MAGALHÃES, I.; BAYNHAM, M. Literacy in the study of social change: lusophone perspectives. International Journal of the Sociology of Language. Berlin/Boston, n. 259, p. 1-13, 2019.

MARTINS, B. S. A modernidade segundo Louis Braille. Rio de Janeiro: Benjamin Constant, 2014.

MARTINS, B. S. E se eu fosse cego: narrativas silenciadas da deficiência. Porto: Afrontamento, 2006.

MASINI, E. F. S. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA, J. V. G. de. Do essencial invisível: arte e beleza entre os cegos. Rio de Janeiro: Revan/Faperj, 2002.

PEREIRA, J. C.; ANDRADE, A. P. S. Tertúlia Literária Dialógica: teoria e prática – guia didático e partir de uma experiência de extensão no Programa Nacional Mulheres Mil. Brasília: Editora IFB, 2014.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2016.

RIOS, G. V. Usos e valores da leitura e da escrita em duas localidades urbanas socieconomicamente diferenciadas. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de Letras, p. 196-226, 2012.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Lisboa: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007. (Tradução de: Mouzar Benedito).

SPIVAK, G. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de Letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

STREET, B. V. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil. Caderno Cedes, v. 33, n. 89, p. 51-71, 2013.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 6. ed. Tradução de Carmen Grisci. Petrópolis: Vozes, 2002.

VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.

VIEIRA, J. A. As abordagens críticas e não-críticas em análise do discurso. In: SILVA, D. H. G. da; VIEIRA, J. A. (Org.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: Editora da Universidade de Brasília/Oficina Editorial do Instituto de Letras/Editora Plano, 2002.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Ferreira Florindo, G. M., & Magalhães, I. (2023). LETRAMENTOS NA DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA: UMA PERSPECTIVA EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 292–311. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48711

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>