LETRAMENTOS NA DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA
UMA PERSPECTIVA EM ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v24i1.48711Palavras-chave:
Deficiência Visual Adquirida, Letramentos, Análise de Discurso Crítica, Tertúlia LiteráriaResumo
Este artigo objetiva investigar como pessoas com deficiência visual adquirida representam discursivamente atividades de letramento em uma biblioteca acessível de Brasília (DF). O corpus é composto de transcrições de um grupo focal produzido no contexto de atividades de tertúlia literária. A metodologia é a etnográfico-discursiva, fundamentada pela Análise de Discurso Crítica (ADC). Para as análises, utilizamos as categorias da ADC: Interdiscursividade; Significado de Palavra/Vocabulário; Metáfora e Avaliação. O resultado aponta a possibilidade de agenciação e emancipação. Também há o comprometimento com a leitura e a escrita, dado seu potencial na contribuição para mudança social nas vidas com cegueira adquirida.
Palavras-chave: Deficiência Visual Adquirida. Letramentos. Análise de Discurso Crítica. Tertúlia Literária.
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