Representações discursivas de crianças e adolescentes em “situação de risco”

Autores

  • Kelly Cristina de Almeida Moreira Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Denize Elena Garcia da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21977

Palavras-chave:

Representações discursivas. Crianças. Adolescentes. Situação de risco. Vulnerabilidade social. Inclusão educacional.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir representações discursivas próximas à caracterização do problema de crianças e adolescentes em situação de risco, mais com relação à inserção das mesmas no sistema educacional. Buscamos, de modo específico, identificar a opinião desses jovens sobre as entidades educacionais que frequentam. Os procedimentos teórico-metodológicos principais são balizados pelos estudos críticos do discurso na vertente de Fairclough (2001; 2003). A Linguística Sistêmico-Funcional constitui o passaporte teórico auxiliar que subsidia a análise da interioridade do discurso de crianças e adolescentes, mediante a utilização de ferramentas dos sistemas de transitividade (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e do sistema de avaliatividade (MARTIN & WHITE, 2005). Os primeiros resultados do estudo sugerem que um contexto educacional institucionalizado, seja regular ou alternativo, constitui sempre um espaço favorável de construção de identidades sociais, além de representar um cenário. 

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Biografia do Autor

Kelly Cristina de Almeida Moreira, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília, onde realiza etapa final de seu doutoramento. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (REDLAD) e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF, Brasil). Atualmente desenvolve o projeto de doutorado “Representações discursivas sobre crianças e adolescentes em situação de risco: uma perspectiva para a inclusão educacional”.

Denize Elena Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Pesquisadora Colaboradora Plena da Universidade de Brasília (UnB, Brasil), junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (DGP/CNPq).

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Publicado

2013-06-11

Como Citar

Moreira, K. C. de A., & Silva, D. E. G. da. (2013). Representações discursivas de crianças e adolescentes em “situação de risco”. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 257–277. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21977

Edição

Seção

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