Vol. 22 No. 1 (2019): Dossiê Saberes transformativos em prática na academia
Este dossiê pretende reunir pesquisadores que apresentem reflexões em torno das experiências do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais, desencadeadas por discentes e docentes da Universidade de Brasília. Trata-se de um curso voltado para estudantes oriundas/os de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e outras) e/ou que atuem profissionalmente junto ou em parceria com essas comunidades. Nesse sentido, a proposta visa demonstrar o potencial das produções dessas/es estudantes em desafiar os saberes acadêmicos hegemônicos por meio de suas proposições, tanto por meio de seus formatos de trabalho, quanto pelos novos conceitos, teorias e metodologias que são acionados nas pesquisas. Por outro lado, pretende trazer discussões que as/os professoras/es do curso vêm produzindo sobre saberes docentes em práticas pedagógicas, em sala de aula e ambientes de orientações, movidas/os pelas provocações desencadeadas pelas/os estudantes. O dossiê se refere a saberes que se mobilizam na experiência a que são submetidos esses sujeitos, tanto docentes quanto discentes, inseridos em um processo que anuncia outras epistemologias no âmbito acadêmico.