O MESPT e a contra colonização da Universidade
Territórios epistêmicos em disputa
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.15263Palavras-chave:
educação intercultural, pós-graduação, diversidadeResumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre a academia como um espaço de transformação social, a partir da experiência de estudantes do MESPT. Para tanto, se apresenta os relatos de oito estudantes do MESPT, entrevistadas/os durante o seu processo de formação. Buscou-se a maior representatividade possível na turma, por pertencimento étnico-cultural e por gênero, reunindo os discursos de estudantes indígenas, quilombolas, ciganas/os, pescadoras/es e de povos de terreiro. As entrevistas são semi-estruturadas, e a análise dos discursos foi realizada a partir do conceito de contra colonização desenvolvido por Antônio Bispo dos Santos (2015) e das reflexões sobre a motivação para o ingresso na educação superior apresentadas por Luciano (2011) e Sotto (2017). Conclui-se que o acesso a espaços de decisão política e o embate epistêmico com a academia são as principais motivações destas/es discentes para o ingresso no programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.