A Educação e a Escola do Povo Umutina na Aldeia Umutina
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.20904Palavras-chave:
Antropologia, Umutina, Educação EscolarResumo
O presente artigo apresenta uma proposta de estudo dos processos históricos do contato do povo Umutina. Pensado desde a perspectiva antropológica, tem como foco e fio condutor a escola indígena e os processos educativos tradicionais e o não tradicional no contexto escolar. Tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a educação escolar do povo Umutina. Apresenta uma descrição e análise dos impactos, avanços e ações que a comunidade Umutina consolidou para resistir enquanto indígenas e como trabalharam para manter viva e ainda principalmente reconstruir a cultura Umutina. Os dados foram obtidos por observação participante, fontes bibliográficas e arquivos. O trabalho privilegiará os relatos dos anciões, dos jovens estudantes e dos professores da escola Jula Paré. É um registro, contado pela própria indígena pesquisadora e deve contribuir com a comunidade e a juventude da aldeia e para o campo da antropologia, para quem se dedica a pensar a educação indígena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.