Povos e comunidades tradicionais em Unidades de Conservação
Conflitos socioambientais e luta por identidade e território
DOI:
https://doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.17157Palavras-chave:
Pomeranos. Povos Tradiconais. Unidades de Conservação. Conflitos Socioambientais.Resumo
Este artigo discute os conflitos territoriais e socioambientais decorrentes da criação de Unidades de Conservação em terras tradicionalmente ocupadas por povos e comunidades tradicionais. A partir do conflito em torno da criação do Parque Nacional dos Pontões Capixabas, que se sobrepõe ao território de uma comunidade pomerana no município de Pancas, estado do Espírito Santo, o estudo analisa o processo de mobilização e organização da população em defesa do seu território e, de forma associada, o processo de avivamento e afirmação identitária por meio da apropriação da noção de Povos e Comunidades Tradicionais. Em sentido amplo, a análise também oferece elementos para a compreensão das paradoxais relações entre direitos, saberes e modos de vida dos povos e comunidades tradicionais e as políticas de conservação ambiental em curso no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.