Publicação do Dossiê “Direito e relações raciais”

01.02.2024

É com grande satisfação que a InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais torna público o Dossiê “Direito e relações raciais”. Com a organização de Ciro de Souza Brito, Emília Joana Viana de Oliveira, Inara Flora Cipriano Firmino, e Rodrigo Portela Gomes, o dossiê apresenta importantes contribuições teóricas, artísticas e militantes tendo por premissa a necessidade de enegrecimento das formulações teóricas na academia brasileira, bem como de um enfrentamento ao epistemicídio nas formulações críticas sobre as relações raciais no Brasil, abrindo as possibilidades de reencontro com as referências na atuação de movimentos negros, quilombolas e indígenas.

O lançamento da edição se dá na data em que Lélia Gonzalez, uma das intelectuais e militantes que inspiram o dossiê, completaria 89 anos de vida. A edição, referente ao semestre de janeiro a junho de 2024, pode ser consultada no sítio eletrônico da InSURgência e está disponível também na íntegra em arquivo único. Agradecemos a contribuição de todos e todas que tornaram possível o dossiê, em especial, aos companheiros e às companheiras do IPDMS e colaboradores/as que somam na construção militante de uma revista inSURgente e de um pensamento crítico a respeito de práticas e dos direitos e relações raciais.

Além dos artigos que compõem o dossiê, a edição conta ainda com as entrevistas da Maria Leusa Mundukuru, liderança indígena do povo Mundukuru, do estado do Pará; e da Deise Benedito, intelectual e militante negra, além também dos verbetes, expressões poéticas, resenhas e alguns documentos históricos, além de textos inéditos na temática de direitos e movimentos sociais.

Convidamos todas e todos à leitura e ao debate!

Saudações inSURgentes,

Equipe editorial e comissão organizadora do dossiê,

Janeiro de 2024.