É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano

Autores

  • Erica Reviglio Iliovitz Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593

Palavras-chave:

Leitura;, Escrita;, Textos Dissertativos;, Ensino

Resumo

O presente texto apresenta resultados da pesquisa que investigou a relação entre hábitos de leitura e domínio da escrita de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - Caruaru. Com o objetivo de verificar se os alunos pressupõem a existência de uma associação direta entre as competências necessárias para ler com fluência, e aquelas necessárias para escrever de forma apropriada, foi feita uma comparação entre algumas características de textos dissertativos produzidos pelos alunos e as respostas deles em dois questionários (referentes a hábitos de leitura e concepções de escrita). Constatamos basicamente que ler muito nem sempre contribui para escrever bem. A sistematização dos resultados dessa pesquisa sinaliza que é necessário, na medida do possível, fazer um trabalho paralelo e simultâneo com estratégias de leitura e técnicas de escrita ”“ o que se constitui num desafio permanente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Reviglio Iliovitz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Doutora em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - IEL-UNICAMP

Referências

BALDINI, Lauro José Siqueira. A autoria é algo que se ensina? 16º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (COLE), julho 2007. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem07pdf/sm07ss06_05.pdf. Acesso em: 22 fev. 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1999.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.

SQUARISI, Dad. ANJ. Entrevista ao jornal. Disponível em: http://www.anj.org.br/jornalanj/?q=node/669. Acesso em: 16 maio 2007.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Recife, PE: Edição do Autor, 2001.

Downloads

Publicado

2011-04-10

Como Citar

Iliovitz, E. R. (2011). É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 59. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593

Edição

Seção

Artigos