O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL
Palavras-chave:
dicionário bilíngue, lexicografia bilíngue, ensino instrumental de francêsResumo
Com o intuito de levantar alguns dados a respeito da relação dos alunos de Francês Instrumental com o dicionário bilíngue (DB) e também a respeito da funcionalidade das obras citadas, aplicamos um questionário à s turmas de Instrumental I e II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR-GS). Esse questionário é composto de três partes: na primeira, busca-se contextualizar a situação do aluno em relação ao estudo de francês e em relação ao DB utilizado; na segunda, busca-se avaliar a funcionalidade do dicionário por meio da interpretação de pequenos textos com questões diversas sobre léxico, formas sintagmáticas, procedimentos de retomada anafórica, etc., que poderiam ser foco de dúvida ou incompreensão por parte dos alunos; e, por fim, solicitamos como conclusão um posicionamento a respeito da tarefa solicitada e do DB consultado. Os resultados deste estudo apontam sobretudo para lacunas entre a produção lexicográfica e as reais necessidades do aluno de língua instrumental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.