A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio

Auteurs-es

  • José de Sousa Silva GDF
  • José Carlos Almeida Filho Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Mots-clés :

Segunda língua;, L2;, Insumo;, Filtro sócio-afetivo;, Abordagem;, LIBRAS;, Análise de abordagem

Résumé

Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.

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Bibliographies de l'auteur-e

José de Sousa Silva, GDF

Mestre pela Universidade de Brasília, Intérprete de Libras GDF

José Carlos Almeida Filho, Universidade de Brasília

Professor Doutor da Universidade de Brasília ”“ UnB

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Publié-e

2011-04-09

Comment citer

Silva, J. de S., & Almeida Filho, J. C. (2011). A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 8. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

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Rubrique

Artigos