O outro lado da alegria de iniciar o estudo de uma nova língua: dados da desistência entre aprendizes
Mots-clés :
fracasso, desistência, ensino e aprendizagem de línguas estrangeirasRésumé
O processo de aprender uma nova língua enquanto adulto, particularmente nos estágios iniciais, é frequentemente caracterizado por expressões favoráveis de afeto e não menos por manifestações negativas de desânimo, decepção e abandono de planos. O presente artigo apresenta dados e os interpreta quanto à s razões do fracasso e desistência de alunos adultos nos primeiros níveis de um curso livre de inglês e os efeitos que alguns fatores exercem sobre os alunos e sobre o processo de ensino/aprendizagem. Na coleta e análise de dados foram utilizadas entrevistas abertas, gravadas em áudio, em duas etapas. Após a primeira entrevista o seu conteúdo foi analisado e, após alguns meses, a pesquisadora revisitou os entrevistados, que puderam ouvir sua entrevista anterior e ler as análises, tendo a oportunidade de confirmar ou não a análise realizada e acrescentar mais dados aos que haviam sido antes colocados se necessário lhes parecesse. Os onze entrevistados apresentaram uma variedade de fatores que, segundo eles, provocaram seu fracasso e desistência. Os resultados da pesquisa apontam uma série de fatores associados ao fracasso e desistência dos alunos, cujos efeitos negativos são amplamente discutidos neste ensaio.
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