Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.Artigos
Política padrão de seção
Propostas de organização de dossiês temáticos
NORMAS PARA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO
Do editor convidado (proponente)
O proponente, nomeado EDITOR CONVIDADO no dossiê temático, deve possuir título de doutor e ter experiência em pesquisa comprovada no tema proposto.
Poderão ser editores convidados pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa do Brasil ou de outros países.
Uma mesma proposta pode incluir até quatro editores convidados, que dividirão as responsabilidades descritas abaixo.
Cada editor convidado poderá contribuir com apenas um artigo para o dossiê, em autoria ou coautoria.
Das responsabilidades do editor convidado
- Redigir e encaminhar a proposta à Comissão Editorial, incluindo toda a documentação necessária
- Redigir a prévia da chamada para trabalhos ao dossiê temático, que poderá ser editada pela Comissão Editorial
- Indicar lista de possíveis pareceristas que pesquisem no tema proposto e possam ser convidados a avaliar as submissões
- Captar textos em potencial, fazendo convites específicos a pesquisadores que trabalhem com o tema para que submetam manuscritos ao dossiê
- Participar as reuniões online agendadas com o editor-mediador, que instruirá sobre o processo editorial bem como sobre o uso da plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)
- Utilizar a plataforma do SEER para acessar, registrar e comunicar suas avaliações
- Avaliar e emitir parecer (quanto ao conteúdo) sobre todas as submissões previamente aprovadas pela Comissão Editorial (fase 2)
- Definir os pareceristas para cada submissão recebida e efetivamente obter os pareceres (fase 2)
- Em caso de solicitação de ajustes de conteúdo, aprovar o texto final que será enviado para revisão de forma
- Redigir a Apresentação ao dossiê, segundo o gênero ensaio teórico, previamente ao lançamento do dossiê
Das responsabilidades da Comissão Editorial
A Comissão Editorial é compreendida pelos editores permanentes do periódico. São suas atribuições:
- analisar as propostas de organização de dossiês temáticos
- decidir o calendário de publicação dos dossiês, bem como o calendário das chamadas para trabalhos
- mediar todo o processo de editoração desde o recebimento eletrônico das submissões até sua publicação final, incluindo os estágios de avaliação, revisão de texto e diagramação
- instruir os organizadores sobre as ações necessárias para avaliar as submissões recebidas, incluindo suporte à utilização da plataforma editorial SEER
- solicitar ajustes aos autores e conferir as alterações de forma nas novas versões
- tomar a decisão editorial subsidiada pelos pareceres do editor permanente responsável pela submissão, do editor convidado e do(s) parecerista(s) membros do Conselho ou ad hoc
- responsabilizar-se pela revisão de forma, diagramação, alimentação de metadados e indexação dos artigos
Da documentação para a proposta
O proponente enviará a proposta pelo sistema da revista.
Todos os coeditores deverão estar cadastrados no sistema.
Preencher título e resumo da proposta (até 200 palavras).
Anexar arquivo docx contendo:
- Nome e sobrenome, instituição de afiliação e orcid de todos os coeditores
- Link para o currículo lattes de todos os coeditores (no caso de brasileiros)
- Tema e título prévio do dossiê
- Justificativa e relevância temática,
- Áreas de concentração e/ou linhas de pesquisa nas quais o dossiê se insira
- Perspectivas: informações adicionais (por ex, relação com eventos, grupos de pesquisa, volume de submissões esperado, período pretendido entre o início e o encerramento dos trabalhos, considerando 6 meses)
- Lista de pareceristas que serão convidados (indicar pelo menos 10)
Dossiê: Português e outras línguas de herança
Esta edição temática tem o objetivo de apresentar trabalhos de pesquisa que mostrem as especificidades de ensino e aprendizagem para falantes de herança em contextos multilíngues e multiculturais, que incluam tópicos sobre metodologias, práticas e práxis de professores, avaliação do desempenho de falantes de herança, materiais didáticos desenhados para esse público alvo, políticas de incentivo para a manutenção do PLH, sobre o papel da família para a preservação desse patrimônio linguístico – cultural, sobre as características de cada ambiente no desenvolvimento de competências e a elaboração de planejamento de cursos, de aulas e de currículos específicos que orientem o processo de ensino aprendizagem de PLH, de acordo com as particularidades de cada ambiente.
Assim, a nossa missão com a presente proposta de número temático é trazer à tona pesquisas com foco nas discussões teórico-práticas, relacionadas à realidade do ensino de Português língua de herança na diáspora.
Os autores devem atentar para o escopo da revista e as políticas e normas de publicação disponíveis em nossa página: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/about/submissions
No momento da submissão, no campo Seção (do formulário online) deve ser selecionado o dossiê para o qual o trabalho está sendo enviado.
São aceitos para avaliação: artigos teóricos e resultantes de pesquisa aplicada, resenhas inéditas de livros recentes e entrevistas
Dossiê: Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico
No contexto (pós)pandemia da Covid-19, depara-se com a diversidade cultural e a desigualdade social presentes no Brasil, sobretudo, na prática educativa. O presente dossiê tem por objetivo apresentar estudos e reflexões decoloniais sobre a educação linguística crítica, tendo como foco a translinguagem, em consonância ao pensamento freiriano, no que concerne à multiculturalidade.
Para Freire (1992; 1997), a multiculturalidade corresponde a uma ação de resistência às ideologias reprodutoras de discriminação e de construção de atitudes democráticas possibilitadoras de convivências sociais humanizadas entre as diversas culturas, na intenção da concretização da unidade na diversidade. É uma construção histórica, fruto de um processo de luta e embate social, não sendo, portanto, um fenômeno natural, espontâneo, uma vez que representa a convivência democrática de diversas culturas num mesmo espaço social.
Dessa perspectiva, a pretensão desse dossiê temático é a de mostrar iniciativas da prática de e/ou fora de sala de aula, que considerem a educação linguística crítica como práxis social. Assim, objetiva-se apresentar práticas docentes, em um contexto educacional desafiador e (pós)pandêmico, na tentativa de propiciar discussões em relação ao trabalho com a translinguagem, sobretudo, os repertórios linguísticos, imagéticos e espaciais, no que tange à diversidade linguística e cultural, alicerçada em praxiologias decoloniais, advindas de uma educação linguística crítica.
São aceitos para avaliação: artigos, resenhas e entrevistas
Os autores devem atentar para o escopo da revista e as políticas e normas de publicação disponíveis em nossa página: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/about/submissions
No momento da submissão, no campo Seção (do formulário online) deve ser selecionado o dossiê para o qual o trabalho está sendo enviado.
Mention de droit d'auteur
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Déclaration de confidentialité
Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.