O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL

Autores/as

  • Sandra Dias Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

dicionário bilíngue, lexicografia bilíngue, ensino instrumental de francês

Resumen

Com o intuito de levantar alguns dados a respeito da relação dos alunos de Francês Instrumental com o dicionário bilíngue (DB) e também a respeito da funcionalidade das obras citadas, aplicamos um questionário às turmas de Instrumental I e II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR-GS). Esse questionário é composto de três partes: na primeira, busca-se contextualizar a situação do aluno em relação ao estudo de francês e em relação ao DB utilizado; na segunda, busca-se avaliar a funcionalidade do dicionário por meio da interpretação de pequenos textos com questões diversas sobre léxico, formas sintagmáticas, procedimentos de retomada anafórica, etc., que poderiam ser foco de dúvida ou incompreensão por parte dos alunos; e, por fim, solicitamos como conclusão um posicionamento a respeito da tarefa solicitada e do DB consultado. Os resultados deste estudo apontam sobretudo para lacunas entre a produção lexicográfica e as reais necessidades do aluno de língua instrumental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-12-01

Cómo citar

Loguercio, S. D. (2007). O USO DE DICIONÁRIOS BILÍNGUES POR ALUNOS DE FRANCÊS INSTRUMENTAL. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 6(2), 199–220. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27441