É preciso ler muito para escrever bem? Uma análise dos hábitos de leitura e domínio da escrita em textos dissertativos produzidos por universitários do agreste pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.593Keywords:
Leitura;, Escrita;, Textos Dissertativos;, EnsinoAbstract
O presente texto apresenta resultados da pesquisa que investigou a relação entre hábitos de leitura e domínio da escrita de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - Caruaru. Com o objetivo de verificar se os alunos pressupõem a existência de uma associação direta entre as competências necessárias para ler com fluência, e aquelas necessárias para escrever de forma apropriada, foi feita uma comparação entre algumas características de textos dissertativos produzidos pelos alunos e as respostas deles em dois questionários (referentes a hábitos de leitura e concepções de escrita). Constatamos basicamente que ler muito nem sempre contribui para escrever bem. A sistematização dos resultados dessa pesquisa sinaliza que é necessário, na medida do possível, fazer um trabalho paralelo e simultâneo com estratégias de leitura e técnicas de escrita ”“ o que se constitui num desafio permanente.
Downloads
References
BALDINI, Lauro José Siqueira. A autoria é algo que se ensina? 16º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL (COLE), julho 2007. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem07pdf/sm07ss06_05.pdf. Acesso em: 22 fev. 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu. São Paulo: Scipione, 1999.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 2003.
KOCH, Ingedore. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.
______. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
SQUARISI, Dad. ANJ. Entrevista ao jornal. Disponível em: http://www.anj.org.br/jornalanj/?q=node/669. Acesso em: 16 maio 2007.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Recife, PE: Edição do Autor, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.