O uso de dicas multimodais para inferência lexical em língua inglesa

Autores

  • Patricia Nora de Souza Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renata Bittencourt Procópio Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rachel Terrigno Cunha Reis Universidade Federal de juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.26459

Palavras-chave:

língua inglesa, inferência lexical, leitura

Resumo

O presente trabalho investiga o uso de dicas multimodais para inferência lexical em inglês como língua estrangeira. Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Abordagem Conexionista e Inferência Lexical. No âmbito da metodologia, o experimento foi aplicado a 162 participantes em nível elementar de inglês, divididos em grupo experimental e controle. O grupo A recebeu dicas orais e escritas, o grupo B recebeu dicas orais e o grupo C apenas dicas escritas para inferir o significado das palavras testadas. O grupo controle, grupo D, não recebeu dica. Essa distinção foi feita para investigar os impactos das dicas multimodais no processo de inferência lexical. Para a análise, consideram-se os resultados obtidos nos testes de vocabulário e questionário. Os resultados indicam que ambas as modalidades de dicas, oral ou escrita, podem contribuir para inferência e aprendizado de vocabulário. Entretanto, o uso combinado de dicas orais + escritas foram mais eficientes no aprendizado. Além disso, na condição comparativa, observou-se a relevância das dicas orais, em uma abordagem explícita, para o aprendizado. Com esta pesquisa, busca-se contribuir para o desenvolvimento no aluno da estratégia inferência lexical e a retenção na memória do vocabulário em inglês como Língua Estrangeira.

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Biografia do Autor

Renata Bittencourt Procópio, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras, especialização no Ensino da Língua Inglesa pela UFMG, mestrado em Letras pela UFJF e doutorado em Linguística pela UFJF. Professora do quadro efetivo do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF. Área de atuação:  Língua Inglesa.

Rachel Terrigno Cunha Reis, Universidade Federal de juiz de Fora

Mestre em Linguística pela UFJF e  Bacharelado e Licenciatura em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Reis, P. N. de S., Procópio, R. B., & Reis, R. T. C. (2020). O uso de dicas multimodais para inferência lexical em língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(1), 15–38. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.26459

Edição

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